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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Ezequiel Theodoro da Silva, Lilian Lopes Martin da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleEntre o compromisso e a realidade : relato e análise de uma ação de levar a ler no Oeste do Parápt_BR
dc.title.alternativeBetween commitment and reality : reporting and analysis of an action to read in West od Parápt_BR
dc.contributor.authorSantos, Zair Henrique, 1971-pt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Ezequiel Theodoro da, 1948-pt_BR
dc.contributor.coadvisorSilva, Lilian Lopes Martins da, 1955-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectPraticas de leiturapt_BR
dc.subjectAgentes de leiturapt_BR
dc.subjectEspaço de leiturapt_BR
dc.subject.otherlanguageLiterary readingen
dc.subject.otherlanguageReading practicesen
dc.subject.otherlanguageReading agentsen
dc.subject.otherlanguageReading spaceen
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa faz um estudo da promoção de leitura em espaços escolares do Ensino Fundamental em uma região afastada dos centros urbanos, com pouca circulação de cultura erudita. Procuro entender as possibilidades e os limites de levar a ler nesses lugares distantes. O interesse de investir nesta temática como proposta de investigação científica advém da minha vivência como professor de uma universidade periférica e por já atuar há mais de quinze anos formando professores. A investigação ocorreu em três comunidades rurais do Oeste do Pará e envolveu seis alunos-professores-pesquisadores-mediadores que implantaram espaços de leitura no ano de 2014 e também minha própria prática de orientador de trabalho de TCC no campo da leitura. Elegeu-se a pesquisa-ação como metodologia investigativa para analisar a instalação dos lugares de ler e ver como estão os lugares um ano depois. Para realizar tal estudo, alguns movimentos analíticos foram feitos, como usar as narrativas (TCCs) produzidas pelos alunos, entrevista semiestruturada, visita aos lugares de ler, anotações de pesquisa de campo. De forma a conformar o escopo do debate, faço uma síntese conceitual das grandes questões que envolvem o debate em torno de levar a ler e do direito à leitura e à literatura e, por meio da investigação bibliográfica, narro os processos de vida e formação dos agentes envolvidos. Isso tudo me ofereceu subsídios suficientes para tentar entender as dinâmicas e práticas de leitura locais e as tensões e possibilidades de realização de projetos inovadores na formação do leitor escolar. Interessou-me, especialmente, inquirir as razões do por que dos projetos de intervenção propostos, apenas um teve plena continuidade ao projeto enquanto os outros dois não tiveram o mesmo êxito, um se mantendo precariamente e outro tendo desaparecido por completo, deixando apenas ruínaspt
dc.description.abstractAbstract: This research presents a study of reading promotion in elementary school environment in a remote region of Brazil, far beyond of the urban centers, with scarcely presence of written culture. I aimed to understand the possibilities and limits of conduct to read these distant places. The interest in investing in this subject as a scientific research proposal comes from my experience as a teacher in a peripheral university where I have been working for more than fifteen years as teacher¿s professor. The research took place in three rural communities in western Pará and involved six students-teachers-researchers-mediators who have launched reading spaces in 2014 and also my own practice as guiding undergraduate thesis in the reading field. Action research was elected as research methodology for analyzing the installation of places to read and examine how these places become a year later. To achieve this objectives, I performed some analytical movements, using narratives produced by students, semi-structured interviews, visits to places of reading, field research notes. In order to conform the scope of the debate, I make a conceptual overview of the main issues surrounding the debate to take people to reading and the right to read literature. I also used bibliographic studies and using the six life narratives agents involved. All this gave me enough information to understand the local dynamics and local reading practices as well as the tensions and possibilities of the realization of innovative designs and teaching methods in reading education. I was specially iinterested to inquire the reasons why only one the three proposed intervention projects, only one is full continuity while the other two have not had the same success, one remained precariously and another having disappeared. The conclusion reached is the need to densify education projects that have roots in the community and at the same time, consistent ties with the process open to the worlden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Zair Henrique. Entre o compromisso e a realidade: relato e análise de uma ação de levar a ler no Oeste do Pará. 2016. 1 recurso online (174 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321147>. Acesso em: 31 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Práticas Culturaispt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMaziero, Maria das Dores Soarespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFerreira, Ediene Penapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFerreira, Norma Sandra de Almeidapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimentopt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber23038.008810/2011-43pt_BR
dc.date.available2018-08-31T16:06:23Z-
dc.date.accessioned2018-08-31T16:06:23Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-31T16:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_ZairHenrique_D.pdf: 17330343 bytes, checksum: 45dfdeebddf5544c889aefa962fd46a4 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321147-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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