Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321147
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Entre o compromisso e a realidade : relato e análise de uma ação de levar a ler no Oeste do Pará
Title Alternative: Between commitment and reality : reporting and analysis of an action to read in West od Pará
Author: Santos, Zair Henrique, 1971-
Advisor: Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa faz um estudo da promoção de leitura em espaços escolares do Ensino Fundamental em uma região afastada dos centros urbanos, com pouca circulação de cultura erudita. Procuro entender as possibilidades e os limites de levar a ler nesses lugares distantes. O interesse de investir nesta temática como proposta de investigação científica advém da minha vivência como professor de uma universidade periférica e por já atuar há mais de quinze anos formando professores. A investigação ocorreu em três comunidades rurais do Oeste do Pará e envolveu seis alunos-professores-pesquisadores-mediadores que implantaram espaços de leitura no ano de 2014 e também minha própria prática de orientador de trabalho de TCC no campo da leitura. Elegeu-se a pesquisa-ação como metodologia investigativa para analisar a instalação dos lugares de ler e ver como estão os lugares um ano depois. Para realizar tal estudo, alguns movimentos analíticos foram feitos, como usar as narrativas (TCCs) produzidas pelos alunos, entrevista semiestruturada, visita aos lugares de ler, anotações de pesquisa de campo. De forma a conformar o escopo do debate, faço uma síntese conceitual das grandes questões que envolvem o debate em torno de levar a ler e do direito à leitura e à literatura e, por meio da investigação bibliográfica, narro os processos de vida e formação dos agentes envolvidos. Isso tudo me ofereceu subsídios suficientes para tentar entender as dinâmicas e práticas de leitura locais e as tensões e possibilidades de realização de projetos inovadores na formação do leitor escolar. Interessou-me, especialmente, inquirir as razões do por que dos projetos de intervenção propostos, apenas um teve plena continuidade ao projeto enquanto os outros dois não tiveram o mesmo êxito, um se mantendo precariamente e outro tendo desaparecido por completo, deixando apenas ruínas

Abstract: This research presents a study of reading promotion in elementary school environment in a remote region of Brazil, far beyond of the urban centers, with scarcely presence of written culture. I aimed to understand the possibilities and limits of conduct to read these distant places. The interest in investing in this subject as a scientific research proposal comes from my experience as a teacher in a peripheral university where I have been working for more than fifteen years as teacher¿s professor. The research took place in three rural communities in western Pará and involved six students-teachers-researchers-mediators who have launched reading spaces in 2014 and also my own practice as guiding undergraduate thesis in the reading field. Action research was elected as research methodology for analyzing the installation of places to read and examine how these places become a year later. To achieve this objectives, I performed some analytical movements, using narratives produced by students, semi-structured interviews, visits to places of reading, field research notes. In order to conform the scope of the debate, I make a conceptual overview of the main issues surrounding the debate to take people to reading and the right to read literature. I also used bibliographic studies and using the six life narratives agents involved. All this gave me enough information to understand the local dynamics and local reading practices as well as the tensions and possibilities of the realization of innovative designs and teaching methods in reading education. I was specially iinterested to inquire the reasons why only one the three proposed intervention projects, only one is full continuity while the other two have not had the same success, one remained precariously and another having disappeared. The conclusion reached is the need to densify education projects that have roots in the community and at the same time, consistent ties with the process open to the world
Subject: Leitura literária
Praticas de leitura
Agentes de leitura
Espaço de leitura
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Zair Henrique. Entre o compromisso e a realidade: relato e análise de uma ação de levar a ler no Oeste do Pará. 2016. 1 recurso online (174 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321147>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santos_ZairHenrique_D.pdf16.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.