Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321138
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: "Uma sciencia que todos devemos conhecer" : um estudo sobre a higiene na série graduada de leitura Puiggari-Barreto
Title Alternative: "A science what should all know" : a study about hygiene in graded reading series Puiggari-Barreto
Author: Rezende, Flávia, 1989-
Advisor: Rocha, Heloísa Helena Pimenta, 1963-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo examinar a presença da higiene nos livros de leitura da série Puiggari-Barreto, publicada em São Paulo a partir de 1904. A análise da coleção tem como foco um conjunto de lições que abordam a temática da higiene, selecionadas nos quatro livros de leitura. Visando atingir esse objetivo, o trabalho procura observar, por meio dos personagens que compõem as lições, quais eram os comportamentos higiênicos prescritos e os comportamentos anti-higiênicos, bem como o que se considerava como uma atitude saudável, em termos de alimentação, asseio e práticas corporais. Nessa análise, procura-se ter presente o processo de apropriação, por parte dos autores, do discurso médico-higienista em circulação no final do século XIX e início do século XX, no qual se destacava a necessidade de moralização dos costumes da população. Recenseando a presença da higiene nas lições reunidas nos livros de leitura da série Puiggari-Barreto, menos que recompor os episódios, busca-se perceber os preceitos higiênicos que figuram, de forma direta ou indireta, nas lições e ilustrações e interrogar acerca das dimensões da vida cotidiana sobre as quais esses preceitos incidem. Lendo a higiene como parte de um código moral, busca-se compreender o modo como ela foi veiculada em livros cuja finalidade primeira era ensinar as crianças das escolas primárias a ler

Abstract: This study aims to examine the presence of hygiene in reading books of Puiggari-Barreto series, published in São Paulo after 1904. The analysis of the collection focuses on a set of lessons that address the issue of hygiene, selected in the four reading books. In order to achieve this objective, the work observes, through the characters that make up the lessons, which hygienic behaviors were prescribed and reprobated, and what was considered as a healthy attitude, in terms of food, cleanliness and corporal practices. In this analysis, we try to keep in mind the process in which the authors of appropriated the medical-hygienist discourse circulating in the late nineteenth century and early twentieth century, which highlighted the need to moralize the population customs. By recensing the presence of hygiene in the lessons gathered in reading books of Puiggari-Barreto series we sought not so much to recompose the episodes, but to see the hygienic precepts that are, directly or indirectly, in the lessons and illustrations and ask about the dimensions of everyday life on which these provisions relate. By reading hygiene as part of a moral code, we try to understand how it was conveyed in books whose primary purpose was to teach primary school children to read
Subject: Higiene
Livros de leitura
Moral
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rezende_Flavia_M.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.