Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimentopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (184 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleLiteratura Surda : além da língua de sinaispt_BR
dc.title.alternativeDeaf literature : beyond sign languagept_BR
dc.contributor.authorNichols, Guilherme, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorNascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subject.otherlanguageBrazilian sign languageen
dc.subject.otherlanguageDeaf cultureen
dc.subject.otherlanguageDeaf literatureen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar como as crianças surdas se relacionam com o gênero literário das fábulas em língua de sinais, analisando a compreensão de histórias narradas por surdos e ouvintes, em vídeos. Existem vários materiais disponíveis em Libras, porém realizou-se a escolha de três modelos específicos para a pesquisa. Selecionaram-se seis fábulas no formato de vídeo, sinalizadas em Libras. O primeiro modelo tem o narrador na tela inteira e fundo sem imagem; o segundo traz o narrador em janela pequena e fundo com imagem; o terceiro tem o narrador em balão ao lado do texto e fundo com a imagem. As histórias foram apresentadas para os alunos do quinto ano de uma escola particular bilíngue para surdos de um município do estado de São Paulo. Os alunos assistiram às fábulas e sinalizaram e responderam, em grupo, a perguntas realizadas pelo pesquisador. Com base em observações das enunciações dos alunos surdos, analisou-se sua compreensão, verificando, também, como a literatura influencia sua constituição subjetiva. Esta pesquisa fundamentou-se nos estudos de psicanálise, nos estudos culturais e nos estudos surdos, entendendo a literatura surda como parte da Experiência Cultural Surda. Como resultado, verificou-se que as crianças demonstraram boa compreensão das fábulas e que a experiência de contato com narrativas em Libras no contexto da educação bilíngue é essencial para seu desenvolvimento linguístico. Também se observou que valores éticos e aspectos culturais são assimilados pelas crianças surdas a partir da literatura, sendo um importante fator na constituição da subjetividadept
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to see how deaf children relate to the literary genre of fables in sign language, analyzing understand stories narrated by deaf and hearing in videos. There are several materials available in Libras, but there was the choice of three specific models for research. They selected six fables in video format, marked in Libras. The first model is the narrator in full screen and without background image; the second brings the narrator small window and background with image; the third has the narrator balloon next to the text and background with the image. The stories were presented to the students of the fifth year of a bilingual private school for the deaf in a municipality of São Paulo. Students attended the fables and signaled and answered, in a group, the questions asked by the researcher. Based on observations of the enunciations of deaf students, we analyzed their understanding, checking also as literature influences its subjective constitution. This research was based on the psychoanalysis studies, cultural studies and deaf studies, understanding the deaf literature as part of the Cultural Experience Deaf. As a result, it was found that the children demonstrated good understanding of fables and the experience of contact with narratives pounds in the context of bilingual education is essential for their language development. It was also noted that ethical values ??and cultural aspects are assimilated by deaf children from the literature, being an important factor in the constitution of subjectivityen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationNICHOLS, Guilherme. Literatura Surda: além da língua de sinais. 2016. 1 recurso online (184 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321136>. Acesso em: 31 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Vanessa Regina dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.date.defense2016-09-09T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber830506/1999-3pt_BR
dc.date.available2018-08-31T16:09:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-31T16:09:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-31T16:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nichols_Guilherme_M.pdf: 2436350 bytes, checksum: 2957f0a3beaa212761ff22c6de4fa545 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321136-
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nichols_Guilherme_M.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.