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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Análise das habilidades e competências das provas do ENADE (2005 e 2008) dos cursos de engenharia civil
Title Alternative: Analysis of skills and competence of the evidence ENADE (2205 and 2008) of engineering courses civil
Author: Mata, Andreia Silva, 1971-
Advisor: Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-
Dias, Márcia Regina Ferreira de Brito
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar, à luz da teoria de habilidades de Carroll, Horn e Cattell ¿ (teoria C.H.C) e dos postulados teóricos sobre a aprendizagem cumulativa de Robert Milles Gagné, quais habilidades estariam presentes nas duas provas do ENADE (2005 e 2008) do curso de Engenharia Civil ¿ Grupo I. Foram realizadas análises qualitativas, denominadas neste trabalho como análise preliminar e do significado das habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de engenharias e os resultados foram comparados à descrição das habilidades contidas na referida teoria C.H.C para o estabelecimento das habilidades nas provas, por meio de um construto teórico. A nota obtida dos estudantes, nos bancos de dados disponibilizados no site do INEP e outra nota gerada a partir dos acertos das questões foram submetidas a análises estatísticas descritivas, sendo que para esta última foram empregadas as técnicas de análise pautadas na teoria clássica dos testes (TCT) e na teoria e resposta ao item (TRI) unidimensional e multidimensional. A consistência das provas foi verificada por meio da análise fatorial e do alpha de Cronbach e em ambas as análises os resultados apresentaram pouca consistência dos dados em relação aos objetivos da prova. O poder discriminativo das questões, tomando por base os resultados obtidos nas análises pela TRI aplicadas as duas provas se mostraram baixos, o que acarretou pouca diferenciação na nota dos ingressantes e dos concluintes, apesar de a prova do ENADE de 2008 ter apresentado melhores ajustes e um poder discriminativo um pouco melhor, quando comparada à de 2005. Com base na análise preliminar e com alguns resultados extraídos da análise psicométrica foram elaborados mapas de habilidades individuais que podem ser usados como feedback para os participantes da avaliação. A conclusão do presente trabalho sugere que os resultados obtidos na análise psicométrica pela TCT e pela TRI não se mostraram complementares, tal como apontado na literatura sobre essas duas vertentes de análise estatística, indicando informações díspares nos índices de ajustes, índices de facilidade, discriminação, cargas fatoriais e comunalidades. Contudo, a associação dos índices de facilidade obtidos no modelo estatístico dado pela TRI multidimensional, que apresentou os melhores ajustes, somado aos resultados obtidos na análise qualitativa preliminar permitiu elaborar uma proposta de feedback para o estudante participante, considerando simultaneamente os agrupamentos de habilidades e os níveis de facilidade de cada questão considerada nestes agrupamentos

Abstract: This study aimed to verify, in the light of the theory of Carroll skills, Horn and Cattell - (theory CHC) and theoretical postulates about the cumulative learning Robert Milles Gagné, what skills would be present in two tests of ENADE (2005 and 2008) of the Civil Engineering course - Group I. qualitative analyzes were performed, referred to in this work as a preliminary analysis and the meaning of the skills described in the National Curriculum Guidelines for engineering courses and the results were compared to the description of the skills contained in that theory CHC for the establishment of skill in the tests by means of a theoretical construct. The score of students in the databases available on the INEP site and another note generated from the questions correct answers were submitted to descriptive statistical analysis, and for the latter were employed the guided analysis techniques in classical test theory ( TCT) and the theory and item response (TRI) one-dimensional and multidimensional. The consistency of the evidence was verified by factor analysis and Cronbach's alpha and both analyzes the results showed little consistency of data in relation to the test objectives. The discriminative power of questions, based on the results obtained in the analysis by TRI applied the two tests proved low, which resulted in little differentiation in the note of freshmen and graduates, despite the evidence of the 2008 ENADE have shown better adjustments and one discriminative power a little better compared to 2005. based on preliminary analysis and some taken results of psychometric analysis were developed individual skills maps that can be used as feedback for the evaluation of participants. The conclusion of this study suggests that the results obtained in psychometric analysis by TCT and the TRI were not complementary, as pointed out in the literature on these two aspects of statistical analysis, indicating disparate information in the index adjustments, ease rates, discrimination, factor loadings and commonalities. However, the combination of ease of indices obtained in the statistical model given by multidimensional IRT, which presented the best fit, added to the results obtained in preliminary qualitative analysis allowed draft a feedback to the participating student while considering the skill groupings and ease of levels of each question considered in these groups
Subject: Aprendizagem
Ensino
Avaliação
Habilidades
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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