Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321132
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcia Regina Ferreira de Brito Diaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleO SINAES, o ENADE e a formação geral do estudante da educação superior : um estudo de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeSINAES, ENADE and general higher educationpt_BR
dc.contributor.authorLopes, Solange Munhoz Arroyo, 1962-pt_BR
dc.contributor.advisorBrito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-pt_BR
dc.contributor.advisorDias, Marcia Regina Ferreira de Brito, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho de Estudantespt_BR
dc.subjectFormação geral superiorpt_BR
dc.subjectAbordagem socioculturalpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subject.otherlanguageNational Student Performance Examen
dc.subject.otherlanguageGeneral higher educationen
dc.subject.otherlanguageSociocultural approachen
dc.subject.otherlanguageEthicen
dc.description.abstractResumo: O estudo teve como objetivo principal identificar se a inclusão de uma disciplina voltada para os conteúdos de Formação Geral, propostos pelas diretrizes do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes ¿ ENADE, em todos os cursos de graduação de uma IES, poderia contribuir para o progresso do estudante nessa parte da prova. A pesquisa buscou evidenciar os méritos da disciplina de Formação Sócio cultural e ética, tendo como fio condutor os modelos avaliativos implantados no Brasil e o sistema avaliativo advindo da Lei do SINAES. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior privada de uma cidade localizada no interior do estado do Paraná e teve como participantes 286 estudantes dos cursos que participaram do ENADE de 2009 e de 2012. Os dados foram coletados por meio de um questionário informativo e os outros instrumentos foram aplicados coletivamente pela pesquisadora, em período normal de aula, nos cursos selecionados. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa e possibilitaram concluir a existência de uma melhora considerável no desempenho dos estudantes que frequentaram a disciplina regularmente, no ENADE de 2012. De uma maneira geral, não foram observadas também relações importantes entre a percepção que o estudante tem sobre a importância da disciplina e a melhora de seu desempenhopt
dc.description.abstractAbstract: This study has had as main objective awalys the effects of a subject about to general education, proposed by the guidelines of Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes ¿ ENADE in graduate courses of an IES, could contribute to the student¿s progress in this part of the test. This survey has sought to highlight the discipline merits, having as its leading line the evaluative models deployed in Brazil and the evaluative system arisen from SINAES Law. This reasearch has been carried out in a private private university on the countryside of Paraná State and had; Subjects were, 286 students who took part in the 2009 and the 2012 ENADE (National Examination of Students Performance). The data were collected through an informative questionnaire and other means were collectively applied by the researcher, during normal class term, in the selected courses. The data was analyzed both in qualitative and quantitative ways and it was possible to conclude that there has been a considerable improvement in performance of students who have regularly attended this subject, in 2012. In a general way, they were observed important relationships were found between perception student over subject's importance and improvementen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Solange Munhoz Arroyo. O SINAES, o ENADE e a formação geral do estudante da educação superior: um estudo de intervenção. 2016. 1 recurso online (160 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321132>. Acesso em: 31 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAmaro, Fernanda de Oliveira Soares Taxapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSteffens, Liliam Vanconcelos Springerpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSerafim, Milena Pavanpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMata, Andréia Silva dapt_BR
dc.date.defense2016-04-10T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-31T19:12:59Z-
dc.date.accessioned2018-08-31T19:12:59Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-31T19:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lopes_SolangeMunhozArroyo_D.pdf: 1863329 bytes, checksum: 8b30ce20779124c46c695e170e4627ca (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321132-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lopes_SolangeMunhozArroyo_D.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.