Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321129
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A voz de uma professora-formadora que se inventa e reinventa a partir da/com/na escola
Title Alternative: The voice of a professor-trainer that invents and reinvents herself from/with/at school
Author: Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Nos últimos anos, em nosso país, o cenário da educação pública brasileira passou, e passa, por constantes mudanças, como temos acompanhado por notícias veiculadas na mídia, em artigos publicados em periódicos ou veículos comunicacionais específicos de educação. Essas transformações orientam-se na busca de uma educação que contribua para que, em tese, a população possa ampliar o repertório cultural e desenvolver-se econômica e socialmente, incrementando a ideia de um país educado e fortalecido socialmente. Em vistas a favorecer tais mudanças, os inúmeros governos brasileiros vêm oferecendo há mais de dez anos programas de formação continuada de professores e profissionais da educação para redes públicas de ensino. Em muitos deles, o responsável por realizar as ações formativas é um formador externo à instituição. Nesta pesquisa narrativa, de cunho auto investigativo, reflito sobre o sentido da atuação deste formador externo. Analiso (i) registros reflexivos elaborados durante minha trajetória como formadora externa e (ii) quatro devolutivas escritas durante um programa de formação em que fui consultora. Considerei o espaço tridimensional (espaço, tempo, pessoa) como critério para a seleção de material, a fim de encontrar respostas para a questão: qual o sentido da atuação do formador externo no âmbito dos programas de formação continuada? Na análise dos dados, pude dar novo sentido às minhas experiências, refletir sobre minhas decisões e formas de agir, em contextos determinados e vividos com diferentes pessoas que carregavam diferentes experiências de vida pessoal e profissional. Descobri a potência dos registros reflexivos e das devolutivas, como material de investigação, por contarem histórias possíveis de serem localizadas num tempo, num espaço e revelarem uma polifonia de vozes. Vozes de um passado, de um presente e de um vir a ser, entrecruzadas por um mesmo desejo de educação e de formação pessoal e profissional. Esta pesquisa torna-se uma importante fonte de informação e investigação sobre os possíveis sentidos e contribuições que a atuação de um formador externo de formador pode proporcionar em programas de formação continuada em redes públicas. Consequentemente, poderá ajudar tantos outros formadores de formadores, que assim como eu, vem se formando no exercício cotidiano do ofício, uma vez que são recentes e poucos os cursos de formação para este profissional

Abstract: In recent years, in our country, the scene of the Brazilian public education has been passing through constant changes, as we accompanied by news in the media, in articles published in journals or specific communicational education vehicles. These changes are oriented in the pursuit of an education that contributes to that, in theory the population can expand the cultural background and rise economic and socially, increasing the idea of a strengthened and rapidly developing country. In order to facilitate such changes, many Brazilian governments have been offering for more than ten years, continuing education programs for teachers and education professionals for public schools. In many of them, the responsible for conducting the training activities is an external trainer to the institution. In this narrative inquiry, self-investigative nature, I reflect on the meaning of this external trainer act. I analyze (i) reflective records developed during my career as an external trainer and (ii) four fed back that I prepared for a training program in which I was a consultant. I have considered the three-dimensional space (space, time, person) as a criterion for the selection of material, in order to find answers to the question: what is the meaning of the action of external trainer in the context of continuing education programs? In the data analysis, I could give new meaning to my experiences, reflect on my decisions and how to act, in certain contexts and lived with different people carrying different experiences of personal and professional life. I discovered the power of reflective logs and feedbacks, as research material, by telling stories that are possible of being located in time, in space and revealing a polyphony of voices. Voices from a past, a present and a becoming, intersected by the same desire of education and personal and professional training. This research becomes an important source of information and investigation on the possible meanings and contributions to the work of a former external trainer can provide for continuing education programs in public networks. Consequently, it may help many other trainers of trainers who like me, has been forming himself in the daily craft exercise, since they are new and a few training courses for this professional
Subject: Formação continuada
Pesquisa - Narrativas
Editor: [s.n.]
Citation: FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira. A voz de uma professora-formadora que se inventa e reinventa a partir da/com/na escola. 2016. 1 recurso online (170 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321129>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Frauendorf_RenataBarrosodeSiqueira_M.pdf76.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.