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Type: TESE DIGITAL
Title: Ordem, civilização e ciência : o ideário liberal na instrução pública da província do Grão-Pará (1841-1871)
Title Alternative: Order, civilization and science : liberal ideas at public education in Grão-Pará province (1841-1871)
Author: Duarte, Dércio Pena, 1985-
Advisor: Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Gamboa, Sílvio Ancizar Sanchez
Abstract: Resumo: A educação é referida até a atualidade como elemento fundamental na constituição dos povos civilizados. No século XIX, discursos acerca da instrução pública destacavam sua importância para a elevação de um país a um patamar civilizado. Buscamos compreender nesta tese como os discursos de políticos e intelectuais articulam as noções de civilização e instrução pública no contexto da província do Grão Pará entre 1841 e 1871. A partir de três tipos de fontes regulamentos da instrução, discursos oficiais de políticos e intelectuais e artigos de jornais paraense da época e três categorias de análise ordem,civilização e progresso realizamos uma análise de conjuntura que envolve as ideias liberais difundidas nos discursos e escritos analisados, os personagens que as difundem e as consequências desta circulação, através das leis e decretos que regulam a instrução pública. A partir da análise das fontes, estabelece-se a tese de que a importância atribuída à instrução pública nos discursos e escritos de políticos e intelectuais paraenses representa a assimilação dos princípios liberais que orientam o pensamento de seus autores em sua defesa da elevação da província do Grão-Pará a um patamar civilizado como forma de inserção plena no sistema capitalista internacional

Abstract: Education is referred to the present as a fundamental element in the constitution of civilized peoples. In the nineteenth century discourses about public education highlighted its importance to the rise of a country to a civilized level. We seek to understand this thesis as the speeches of politicians and intellectuals articulate civilization and public education concepts in the context of Grão-Pará province between 1841 and 1871. From three types of sources-education regulations, official speeches of politicians and intellectuals and Pará newspaper articles of the time and three categories of analysis order, civilization and progress carried out a situation analysis which involves the widespread liberal ideas in the speeches and writings analyzed the characters, that the spread and consequences of this movement through the laws and decrees regulating public education.From the analysis of the sources, the thesis is established that the importance given to public education in the speeches and writings of political and intellectual people from Pará is the assimilation of liberal principles that guide the thinking of the se authors in their defense of Grão-Pará elevation to a civilized level as a way of full integration in the international capitalist system
Subject: Liberalismo
Educação pública
Província do Grão-Pará
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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