Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321117
Type: TESE DIGITAL
Title: Interfaces entre cena teatral e pedagogia : a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor
Title Alternative: Interfaces between theatrical scene and pedagogy : sensory perception in the spectator-artist-teacher formation
Author: Rosseto, Robson, 1978-
Advisor: Lazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-
Abstract: Resumo: Esta tese propõe-se a investigar as contribuições dos estudos da percepção sensorial, dos processos receptivos e criativos na formação inicial do professor de Teatro. Desenvolvido nesta pesquisa, o termo espectador-artista-professor surge da compreensão de que a formação docente acontece em distintos tempos e espaços, sobretudo no decurso das experiências sensoriais enquanto espectador e artista. A pesquisa originou-se da trajetória pessoal do autor como espectador, artista e docente formador de professores no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná ¿ UNESPAR. O trabalho apresenta as etapas de um processo de criação, efetivado em uma disciplina ministrada pelo pesquisador para estudantes do referido curso. Na improvisação teatral, tanto no que tange à criação quanto à recepção, o exercício Campo de Visão foi eixo orientador dos processos teatrais realizados, como prática potencial sinestésica. A análise subsequente discorre sobre um específico experimento cênico, ocorrido em um espaço urbano, com vistas à formação do artista e com olhar voltado para o processo de recepção do público. Esta experiência contribui para uma nova perspectiva sobre a formação do professor de Teatro, espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, com base em suas vivências sensoriais sucedidas enquanto espectador e artista. Nessa lógica, a pesquisa compreende o campo artístico de forma indissociável do campo pedagógico como alicerces para a formação cênica do professor

Abstract: This thesis investigates the contributions of the sensory perception studies and of the receptive and creative processes in the theater teacher education. Developed in the research, the spectator-artist-teacher term arises from the understanding that teacher education happens at different times and spaces, especially along sensorial experiences as spectator and artist. The research originated from the personal trajectory of the author as spectator, artist and teacher in the theater degree course at the Paraná State University - UNESPAR. The work presents the steps of a creative process, realized during a module taught by the researcher to undergraduate students of the above mentioned course. In theatrical improvisation, with regard to creation and reception, the Field of Vision exercise guided the theatrical processes performed as synesthetic potential practice. Subsequent analysis focuses on a specific scenic experiment which occurred in an urban area targeting artist formation and public reception processes. The experience contributed for a new perspective on the theater teacher education, allowing space for the development of critical and reflective thinking, based on sensory experiences as spectator and artist. From such standpoint, the present research conceives the artistic and educational field inseparably and as foundations for the teacher scenic formation
Subject: Teatro - Formação de professores
Percepção sensorial
Processo criativo
Improvisação (Representação teatral)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosseto_Robson_D.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.