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Type: TESE DIGITAL
Title: Reflexão e proposta de composição por meio de colagens e citações = Reflection and proposal of composition by collages and quotations
Title Alternative: Reflection and proposal of composition by collages and quotations
Author: Machado, Marco Antônio Crispim, 1983-
Advisor: Mannis, Jose Augusto, 1958-
Abstract: Resumo: Este trabalho trata em duas dimensões dos processos de colagem e de citação no âmbito da composição musical. Sendo a primeira uma dimensão reflexiva, conceitual e filosófica e a segunda a dimensão da práxis na escritura composicional e realização musical. Primeiramente será apresentada uma discussão acerca da análise musical em suas mais diversas linguagens e operacionalidades, quase todas devotas da trinca composta pelo iluminismo kantiano, organicismo goethiano e fenomenologia husserliana. A maquinaria de corte analítica se evidenciará como uma caixa de ferramentas para proceder as extrações, segmentações, estratificações. O trabalho aprofunda a reflexão quando discute os seguintes conceitos: (1) Colagem de Citações enquanto poética sustentada pelo autor; (2) Cubismo Analítico e Sintético trazidos das artes plásticas para um agenciamento com o campo da música; (3) Desterritorialização e Sincronicidade e a produção de entendimento em ambientes caóticos; (4) e ainda, Conversão, Subversão e Perversão, Textualidade Musical, Geografia do Pensamento Musical e Estética da Fosforescência ¿ tudo tendo como alicerce referencial os escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Além desses dois filósofos, também serve de apoio nesse texto apontamentos de Friedrich Nietzsche, Georges Bataille, Walter Benjamin e Baruch de Espinoza. A parte final do trabalho apresenta composições desenvolvidas nos últimos anos, além do modo como as potências reflexivas se transpõem nelas. Em anexo se encontram as partituras das composições

Abstract: This work deals, in two dimensions, with the collage processes and quotation within the musical composition. The first dimension is reflective, conceptual and philosophical. The second dimension is practical and related to writing and realization of music. At the beginning it will be presented a discussion of musical analysis in its various languages, almost all tributaries of the trio composed by the Kantian enlightenment, the organicism of Goethe and the phenomenology of Husserl. The analytical cutting machinery will be seen as a toolbox to make the extractions, segmentations and stratifications. The work deepens the discussion as the following concepts are treated: (1) Collage of Quotations as poetic sustained by author; (2) Analytical and Synthetic Cubism, brought the plastic arts, for the agency with the musical field; (3) Deterritorialization and Synchronicity and the understanding production in chaotic environments; (4) and still, Conversion, Subversion and Perversion, Musical Textuality, Geography of Musical Thinking and Phosphorescence Aesthetic ¿ all having foundation on the ideas and texts by Gilles Deleuze and Félix Guattari. Beyond these philosophers, this text finds support in the notes of Friedrich Nietzsche, Georges Bataille, Walter Benjamin and Baruch Spinoza. The final part of the work presents compositions developed in the recent years, and how the reflective potency are presented in these compositions. The scores of the compositions are attached in the end of the work
Subject: Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Música - Instrução e estudo
Música - História e crítica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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