Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321111
Type: TESE DIGITAL
Title: A aquisição de elementos da linguagem musical e o desenvolvimento da técnica instrumental associados às atividades de criação em aulas de piano = The acquisition of musical language elements and the development of instrumental technique associated with creative activities in piano lessons
Title Alternative: The acquisition of musical language elements and the development of instrumental technique associated with creative activities in piano lessons
Author: Longo, Laura, 1969-
Advisor: Moraes, Maria Jose Dias Carrasqueira de, 1948-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa procurou investigar se atividades de criação realizadas em aulas de piano, nos níveis iniciais do estudo do instrumento, podem colaborar para a aquisição de elementos da linguagem musical, e favorecer o desenvolvimento da técnica pianística. Justifica-se por procurar preencher uma lacuna ainda existente nos processos de ensino instrumental, indo ao encontro das reflexões atuais sobre o ensino da música e do instrumento, na medida em que procura demonstrar caminhos que possam ampliar as possibilidades de aprendizado dos alunos. Este trabalho fundamentou-se nos autores Émile Jaques Dalcroze, Violeta Hemsy de Gainza e Moema Craveiro Campos, entre outros, que postulam a necessidade de ampliar as possibilidades do ensino musical e apontam para a importância de se incentivar as práticas criativas dos alunos. Foram realizadas entrevistas com educadores musicais e professores de piano, e pesquisa de campo qualitativa com uma aluna, no nível iniciante do estudo de piano. A partir da análise dos resultados pôde-se demonstrar que a apreensão do conhecimento musical se dá de forma abrangente através de uma prática contínua, e que atividades de criação, inseridas nessa prática, podem ser um caminho para se adquirir e ampliar habilidades, levando a um desenvolvimento mais eficaz e prazeroso. Buscou-se aprofundar questões pertinentes ao aprendizado musical, e dessa maneira, poder contribuir para a melhoria do ensino instrumental, e colaborar com o alargamento da bibliografia existente

Abstract: This research aims at investigating whether activities of creation performed in piano classes, at initial levels of study of the instrument, can collaborate to the acquisition of elements of musical language and favor the development of piano technique. It justifies itself by the attempt to fill a still open gap in the processes of instrument teaching, meeting current reflections on music and instrument teaching, as it strives to demonstrate ways that may further the possibilities of student learning. This work is based on the authors Émile Jaques Dalcroze, Violeta Hemsy de Gainza, and Moema Craveiro Campos, among others, who postulate the need to further the possibilities of music teaching and highlight the importance of encouraging students' creative practices. We have conducted interviews with music educators and piano teachers, and qualitative field research with a beginner level student of piano. Through result analysis we can demonstrate that the intake of musical knowledge takes place in a comprehensive way through continuous practice and that activities of creation, inserted into this practice, can be a way to acquire and further abilities, leading to a more effective and pleasant development. Our goal is to deepen relevant issues regarding musical learning, thus contributing to the improvement of instrumental teaching and collaborating with the increase of the existing bibliography
Subject: Piano - Instrução e estudo
Improvisação (Música)
Criatividade
Aptidão musical
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Longo_Laura_M.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.