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Type: TESE DIGITAL
Title: Instrumentação e orquestração em Antônio Carlos Gomes : um estudo em seus prelúdios e sinfonias
Title Alternative: Instrumentation and orchestration in Antônio Carlos Gomes : a study in his preludes and symphonies
Author: Kerr, Isaac William, 1984-
Advisor: Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-
Abstract: Resumo: Organizado em três capítulos, esse trabalho procura apresentar e discutir as características da instrumentação e da orquestração de Antônio Carlos Gomes, propondo um corpus teórico sobre sua contribuição para o tema em uma época de pouca movimentação de massas orquestrais no Brasil e mesmo na península itálica. O primeiro capítulo aborda as questões da orquestração no Brasil, discutindo os principais modelos de efetivo orquestral da capital do império, a metodologia de ensino para a disciplina orquestração e a maneira utilizada pelos professores de Gomes no ensino da composição musical. No capítulo seguinte, a pesquisa investiga essa condição no contexto de Milão, apresentando os principais professores de Gomes e o que chegou até nós da didática empregada naquela época. Nesse capítulo, fez-se necessária a investigação da tradição italiana e algumas das principais influências do grand opéra no campo da instrumentação para, a partir de então, analisar os valores empregados por Gomes em sua escrita orquestral. As transformações nas principais orquestras italianas para adequação ao modelo do grand opéra estimulada por Alberto Mazzucato ¿ professor de Carlos Gomes ¿ e a discussão levantada acerca do instrumento cimbasso foram tópicos importantes para adentrarmos pouco mais ao universo gomesiano. O último capítulo trata do resultado dessas transformações na formação de Carlos Gomes como orquestrador, demonstrando suas particularidades através da análise de seus prelúdios e sinfonias e revelando marcas de seu estilo de compositor orquestral, através dos diversos procedimentos adotados pelo artista

Abstract: Along its three chapters, this study aims to present and discuss the characteristics of instrumentation and orchestration of Antonio Carlos Gomes, proposing a theoretical corpus on his contribution to the subject at a time of little innovation of the orchestral forces in Brazil and even in the Italian peninsula. The first chapter deals with the aspects of orchestration in Brazil, addressing the main orchestral effective models in use in the capital of the empire, the teaching methodology of the discipline and the way Gomes¿ teachers used to teach of musical composition. In the next chapter, the study investigates the same topic of orchestration in the context of Milan, presenting the main teachers of Gomes and what came to us from the didactic employed at that time. In this chapter it was necessary to investigate the Italian tradition and some of the major influences of the grand opéra in the field of instrumentation, in order to then analyze the values employed by Gomes in his orchestral writing. In addition, we discuss the changes in major Italian orchestras to fit the model of the grand opéra stimulated by Alberto Mazzucato, which was Gomes¿ teacher, and the discussions raised about cimbasso instrument. These important topics allowed us to go deeper in the orchestral universe of Gomes. The last chapter deals with the results of these changes in the education of Carlos Gomes as orchestrator, depicting and discussing his peculiarities through the analysis of his preludes and symphonies and revealing marks of his orchestral style through the various procedures adopted by the artist
Subject: Gomes, Antonio Carlos, 1836-1896
Instrumentação e orquestração
Musicologia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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