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Type: TESE DIGITAL
Title: Entrelinhas do corpo [no espelho] : meios, referências e estímulos do processo de criação autorreferente
Title Alternative: The body between the lines [in the mirror] : means, references, and stimuli in the creative process
Author: Brescancini, Natália Fernandes, 1985-
Advisor: Eluf, Lygia Arcuri, 1956-
Abstract: Resumo: A pesquisa trata da continuidade de uma investigação do processo de criação de autorretratos em pintura, que se inicia em 2010 no Mestrado em Artes, também na Unicamp. Uma afirmação dá início a esse estudo: o autorretrato como uma busca/encontro com o outro. Essa ideia de autorretrato, que percebo se formar nas pinturas (realizadas desde2008), irá conduzir uma pesquisa conceitual, visando a compreensão das relações eu/outro na produção artística autorreferente (minha e de outros (as) artistas). O assunto inicial, e as referências conceituais que suscitou (filosofia existencialista, filosofia da linguagem, feminismo e história da arte feminista), provocam uma retomada da discussão do processo de criação, para o qual foi criada uma organização - aspectos fundamentais, forma e desenvolvimento. Foi possível explorar, ainda, os modos como as referências reunidas (conceituais, poéticas e imagéticas) estimulam o processo de criação, em relações mais ou menos diretas com a construção das imagens

Abstract: The research deals with the ongoingness of an investigation into the creative process of self-portraits and painting thereof, which begins in 2010 during the Master in Arts, also at Unicamp. A statement gives rise to this study: the self-portrait as a search/encounter with the other. This idea of self-portrait, that I have witnessed take form in the paintings since 2008, shall guide a conceptual research into the comprehension of the I/other relations in selfreferring artistic production (mine and of other artists). The initial subject and the conceptual references that it brought about (existential philosophy, philosophy of language, feminism and history of feminist art) motivates a resumption in the discussion of the creative process for which an organization was created ¿ fundamental aspects, form and development. It was also possible to explore the ways by which the sum of references (conceptual, poetic and imagetic) stimulate the creative process in more or less direct relations to the construction of the images
Subject: Processo criativo
Pintura
Auto-retratos
Feminismo
Arte - Pesquisa
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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