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Type: TESE DIGITAL
Title: O centro está nas margens : os circuitos da economia urbana no eixo rodoviário Natal-Caicó (RN)
Title Alternative: The center is on the edges : the circuits of the urban economy of the Natal-Caicó link route (RN)
Author: Salvador, Diego Salomão Candido de Oliveira, 1984-
Advisor: Cataia, Marcio Antonio, 1962-
Abstract: Resumo: Estudamos a dinâmica de cidades do eixo rodoviário Natal-Caicó que são atravessadas por rodovias cujas margens apresentam-se como um centro econômico imprescindível para a vida urbana. Esse eixo rodoviário é um subsistema de movimentos do território potiguar que se destaca pela frequente circulação intermunicipal de trabalhadores, estudantes e pessoas em busca de tratamento médico. Esses transeuntes se deslocam, geralmente, de sua cidade de moradia para um centro urbano de maior nível funcional ou para onde trabalham, tendo suas demandas de consumo atendidas por atividades produtivas, comerciais e/ou de serviços localizadas nas margens de rodovias. Tais atividades, que também atendem às demandas de moradores locais, se diferenciam por sua organização e pelos níveis de tecnologia e capital. Há atividades desenvolvidas com organização burocrática, necessidade considerável de tecnologia e capital para seu desencadeamento e escala de atuação ampla, isto é, referente aos contextos regional, nacional e global. Também existem atividades pouco ou nada burocráticas e bastante criativas, que utilizam menos tecnologia e capital em suas tarefas e têm como aspecto imprescindível a intensidade de trabalho. Sua escala de atuação é bastante conectada ao âmbito local, embora se venha expandindo na atualidade. Desse modo, compreendemos a dinâmica desses "centros" nas "margens" lançando mão da teoria dos circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos, proposta pertinente para se meditar criticamente acerca das intencionalidades que marcam a economia política das cidades desses países. Assim, objetivando analisar o circuito inferior da economia urbana do eixo rodoviário Natal-Caicó no atual período técnico-científico-informacional, refletimos sobre os fixos e os fluxos existentes no território norte-rio-grandense, destacando o referido eixo nesse sistema de movimentos, a existência e as relações do circuito superior e do circuito inferior, as atuais características desse circuito da economia urbana e a importância social, econômica e territorial dele. Tendo em vista a subordinação de um circuito econômico ao outro bem como o fato de a urbanização potiguar e, especificamente, a do eixo Natal-Caicó ter como fundamentos a expansão da pobreza e a precarização do trabalho, concluímos que caminhos alternativos ao sistema econômico vigente devem ser, cada vez mais, pensados e buscados, visando revolucionar, ou, a priori, diminuir, o fosso existente entre os circuitos da economia urbana. Ter a possibilidade de implementar um continuum de atividades ancorado não nas centralizações e nas dependências, mas nas solidariedades e nas complementaridades, é algo sumamente importante. Acreditamos que tais caminhos só se tornarão preponderantes na dinâmica da economia urbana por meio da ascensão de circuitos econômicos alternativos ou mesmo de um mercado alternativo ao hoje dominante

Abstract: We studied the dynamics of cities on the linking route between Natal-Caicó that are crossed by highways whose edges are presented as an essential economic center for urban life. This link route is a subsystem of movements within the potiguar territory distinguished by frequent inter-city movement of workers, students and people seeking medical treatment. These commuters generally go from their resident city to an urban center of higher functionality or to where they work, having their consumption demands met by productive activities, trade and/or services that are located on the sides of highways. Such activities also meet the demands of local residents, and are distinguished by their organization and also by capital and technology levels. Some activities are developed by bureaucratic organization, with considerable need for technology and capital for its initial development and wide range performance, meaning referring to regional, national and global contexts. Other activities have little or nothing bureaucratic and very creative, using less technology and capital in their tasks and being labor intensive as their essential aspect. Their range of expertise is quite connected to the local level, although it has currently been expanding. Therefore, we understand the dynamics of these "centers" on the "edges" by making use of the circuit theory of the urban economy in developing countries, a relevant proposal to critically think about intentions that mark the political economy of the cities in these countries. Thus, in order to analyze the lower circuit of the urban economy of the Natal-Caicó link route in the current technical-scientific-informational period, we reflect on the existing and current flows in the territory of Rio Grande do Norte, highlighting the said link in this movement system, the existence and the relationship of the upper circuit and the lower circuit, the current characteristics of this circuit of the urban economy and its social, economic and territorial importance. Given the subordination of an economic circuit to another and the fact of potiguar urbanization, and specifically that the Natal-Caicó link route has been based on the expansion of poverty and unstable employment, we conclude that alternative paths of the current economic system must be increasingly conceived and pursued, aiming to revolutionize, or theoretically, reduce the gap between the circuits of the urban economy. Implementing continuous activities not only anchored on centralization and on requirements, but also in solidarity and complementarity are essential. We believe that such paths will only become prevalent in the dynamics of the urban economy through the rise of alternative economic circuits or even an alternative market to the one dominant today
Subject: Transporte urbano - Aspectos econômicos
Economia urbana
Pobreza - Aspectos econômicos
Precarização
Territorialidade
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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