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Type: TESE DIGITAL
Title: Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí : uma análise da Câmara Técnica de Educação Ambiental
Title Alternative: Basin Committees of the Piracicaba, Capivari and Jundiaí : an analysis of the Environmental Education Technical Chamber
Author: Trujillo Souza, Jessica Prudencio, 1987-
Advisor: Bagnolo, Carolina Messora, 1979-
Abstract: Resumo: Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) são constituídos por diversas Câmaras Técnicas, incluindo a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), responsável por promover o debate e a problematização das questões socioambientais nessa região. Nesse contexto, a questão orientadora desta pesquisa é: quais concepções de Educação Ambiental (EA) são abordadas na CT-EA no âmbito dos Comitês PCJ? Busco, assim, alcançar os seguintes objetivos: identificar e discutir as concepções de EA presentes nos documentos orientadores da CT-EA dos Comitês PCJ; identificar e discutir as concepções de EA presentes nas práticas (reuniões e oficinas) da CT-EA e nos discursos de duas gestoras da Câmara expressos em entrevistas; analisar a coerência e/ou incoerência das concepções de EA constatadas, dentro dos documentos da CT-EA, das práticas da CT-EA e das entrevistas, e uma análise comparativa entre as práticas, as entrevistas e os documentos. As fontes de dados e os respectivos instrumentos são constituídos pelos documentos orientadores, entrevistas semi-estruturadas com a Coordenadora e Coordenadora Adjunta da CT-EA com auxílio de gravador e transcrição das entrevistas a posteriori e observações das práticas transcritas em um diário de campo. No sentido de atingir esses objetivos, foram criadas duas categorias de análise Concepções de EA e Coerência/Incoerência de concepções e práticas. A análise segundo a primeira categoria foi desenvolvida conforme três indicadores: perspectiva de ambiente, nível de participação dos membros da CT-EA e nível de transformação da realidade. A análise de acordo com a segunda categoria foi desenvolvida em uma primeira fase, analisando separadamente documentos, práticas e entrevistas, e, em uma segunda fase, comparando-se entrevistas, práticas e documentos. Ambas as categorias de análise se sustentam no referencial teórico de Layrargues e Lima (2014). Como resultados, foram depreendidas diversas concepções de EA dos documentos, sendo as Políticas de EA dos Comitês PCJ apresentadas com viés de EA Crítica, viés também presente no discurso das gestoras da CT-EA. As práticas efetivadas nas reuniões e oficinas denotam variadas concepções de EA, indicando uma falta de clareza e ou entendimento sobre o proposto na Política de EA que serve como base para o funcionamento dessa Câmara

Abstract: The River Basin Committees of the Piracicaba, Capivari and Jundiaí (PCJ Committees) consist of various Technical Chambers, including the Environmental Education Technical Chamber (TC-EE), responsible for promoting debate and questioning of environmental issues in this region. In this way, the guiding question of this research is: what conceptions of environmental education (EE) are addressed in this TC-EE Committees? Thus, I find to achieve the following objectives: to identify and discuss the EE concepts present in the guiding documents of the TC-EE of PCJ Committees; to identify and discuss the EE concepts on the practices TC-EE and speeches of two managers of the Chamber expressed in interviews; to analyze the consistency and/or inconsistency of EE concepts noted within the CT-EE documents, the practices and interviews, and a comparative analysis of practices, interviews and documents. The data sources and their instruments are made by guiding documents, semi-structured interviews with the Coordinator and Assistant Coordinator of TC-EE with recorder aid and transcribing the interviews retrospectively and observations of practices transcribed in a field diary. In order to achieve these goals, it was created two categories of analysis Conceptions of EE and Coherence/Incoherence of conceptions and practices. The analysis according to the first category was developed as three indicators: environmental perspective, level of participation of members of the TC-EE and the level of transformation of reality. The analysis according to the second category was carried out in a first phase, separately analyzing documents, practices and interviews, and a second phase comparing interviews, practices and documents. Both categories of analysis are supported in the theoretical framework of Layrargues and Lima (2014). As result, many were inferred EE concepts of documents and the EE of the PCJ Committees Policies presented a Critical EE bias, also present in the discourse of coordinators of TC-EE. The practical effect in the meetings and workshops denote different conceptions of EE, indicating a lack of clarity and understanding or the proposed EE policy that serves as the basis for the operation of this Chamber
Subject: Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Educação ambiental
Bacias hidrográficas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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