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Type: TESE DIGITAL
Title: Uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por oficiais aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira
Title Alternative: A language needs analysis for the usage of English by aviator officers of the Air Demonstration Squadron of the Brazilian Air Force
Author: Silva, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e, 1967-
Advisor: Scaramucci, Matilde V. R., 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Abstract: Resumo: Resumo: Embora seja crescente o interesse por estudos voltados para o inglês necessário à aviação internacional, ainda se observa uma lacuna em investigações sobre as necessidades de uso de inglês por pilotos da aviação militar brasileira. Neste estudo, realizamos uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por Oficiais Aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como "Esquadrilha da Fumaça". O EDA tem por missão representar a FAB e o Brasil por meio de demonstrações aéreas. Entre suas várias atribuições estão: representar a FAB no exterior e difundir a Política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica (COMAER). Por meio de uma pesquisa qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso envolvendo vários procedimentos metodológicos, tais como entrevistas não estruturadas e semiestruturadas, grupos focais, análise documental e observação, bem como ouvimos diversos participantes - Pilotos em Atividade, Pilotos Veteranos e professores de inglês da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). A Análise da Situação Atual (PSA) demonstrou que, durante a formação dos futuros Oficiais Aviadores da FAB, a habilidade de produção oral em inglês - para fins específicos (ESP) e para fins gerais (EGP) - não tem sido diretamente avaliada. Não obstante, os resultados mostram que todos os 13 Pilotos em Atividade do EDA detinham, durante o estudo, o chamado "Cartão S", que comprova proficiência em inglês geral, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo COMAER. A Análise da Situação Alvo (TSA) demonstra que a língua inglesa necessária ao grupo é multifacetada, pois inclui, durante as comunicações entre pilotos e controladores de voo, o uso de fraseologia padrão para situações rotineiras, e "plain English", para situações não rotineiras. Em solo, há evidências de necessidade de uso de inglês geral (EGP) e vocabulário específico para aviação para o desempenho de tarefas administrativas e operacionais. Similarmente, o EGP e o vocabulário específico para aviação são necessários para a interação com o público, a imprensa, autoridades, membros de outras equipes, entre outros interlocutores, e também durante intercâmbios e o recebimento de visitas internacionais na sede do grupo. As comunicações podem ocorrer por meios diversos, tais como radiofonia, face a face e meios eletrônicos. As habilidades mais necessárias ao grupo são a compreensão oral e a produção oral, tanto em voo como em solo, em ESP e em EGP. Em alguns casos, as habilidades de compreensão escrita e produção escrita se fazem igualmente necessárias. Este estudo gera discussões teóricas e práticas sobre o ensino e a avaliação de inglês para aviação no âmbito militar brasileiro, o que pode fundamentar o desenvolvimento de cursos, "syllabuses", a produção de material didático, o treinamento especializado de professores de inglês, além de ensejar novos estudos sobre aspectos metodológicos, que poderão ser úteis para a condução de outras análises de necessidades de línguas, na área militar ou não

Abstract: Although the interest in studies into the necessary English for international aviation has been growing, it still can be noticed that there is a gap in research on the needs for the use of English by pilots from the Brazilian military aviation. In this study we conducted a language needs analysis for the usage of English by Aviator Officers of the Air Demonstration Squadron (EDA) of the Brazilian Air Force (FAB), popularly known as "Smoke Squadron". EDA¿s mission is to represent the Brazilian Air Force and Brazil through air shows. Among its various responsibilities are to represent FAB abroad as a diplomatic tool and spread the media policy of the Air Force Command (COMAER). Through a qualitative research, we developed a case study in which we employed various methodological procedures, such as nonstructured and semistructured interviews, focus groups, document analysis and observation, and we heard several participants ¿ Pilots in Activity, Veteran Pilots and English teachers from the Brazilian Air Force Academy (AFA). The Present Situation Analysis (PSA) showed that the speaking ability in English ¿ for specific purposes, (ESP), and for general purposes, (EGP) ¿ has not been directly assessed. Nevertheless, the results show that all the 13 Pilots in Activity from EDA held, during the study, the so-called "Card S", which proves proficiency in EGP, according to the parameters established by COMAER. The Target Situation Analysis (TSA) demonstrates that the English language needed by the group is multifaceted. It includes the usage of standard phraseology for flight communication between pilots and air traffic controlers, in routine situations, and plain English for non-routine situations. On ground situation, there is evidence of need for the usage of general English (EGP) and specific vocabulary for aviation, in the performance of administrative and operational tasks. Similarly, EGP and specific vocabulary for aviation are required for interaction with the public, the press, authorities, members of other teams, among other parties, and also during exchange visits and the welcoming of international visits at the group's headquarters. The results also indicate that communications may occur by various means, such as radiotelephony, face to face and electronic media. The most needed skills to the group are listening and speaking, both during flight and on the ground, in ESP and EGP. In some cases, the reading and writing abilities become also necessary. This study provides theoretical and practical discussions about teaching and assessing English for aviation in the Brazilian military sphere, which can support the development of courses, syllabuses, production of teaching materials, specialized training for English teachers, and give rise to new studies about methodological aspects which may be useful to conduct further language needs analyses, in the military context or not
Subject: Brasil. Força Aérea Brasileira. Esquadrão de Demonstração Aérea
Aviadores militares - Brasil
Língua inglesa - Conversação e frases (para aviadores)
Aprendizagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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