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Type: TESE DIGITAL
Title: Letramentos e projetos colaborativos no ensino de língua inglesa do ProFIS
Title Alternative: Literacies and collaborative projects in ProFIS English language teaching
Author: Machado, Luciana Vasconcelos, 1991-
Advisor: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Abstract: Resumo: Na atualidade, o inglês assume o papel de língua hegemônica e a condição de produto cultural, político e econômico, fortalecendo o caráter colonizador e instrumentalista do ensino dessa língua nos mais variados segmentos. No contexto universitário, direcionamentos de ordem utilitária, voltados às demandas do mercado, têm restringido o foco do processo educativo à leitura e à escrita, privilegiando visões gramaticalistas, reducionistas e acríticas (ROCHA, 2013), orientada predominantemente pelo paradigma da mímese (KALANTZIS; COPE, 2008). Com base em Benesch (2010), considero que o ensino de língua inglesa na universidade deva ser repensado, a fim de apresentar-se desestabilizador, transformador e mais aberto à diversidade de linguagens e de culturas. Motivada pelos potenciais impactos da globalização nas práticas de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, focalizando especialmente as práticas que envolvem os letramentos, me propus, nesta dissertação, a investigar o cenário das aulas de uma das turmas da disciplina de Língua Inglesa III, ministradas ao longo do primeiro semestre de 2014 no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS-UNICAMP). Apoiada em uma visão discursiva de linguagem (BAKHTIN (2003 [1979]) e sociocultural de aprendizagem (VIGOTSKI, 2007 [1984]), pressuponho que perspectivas pedagógicas atreladas aos (multi)letramentos (KALANTZIS; COPE, 2005 [2000]) e à ideia de projetos colaborativos (ALCÂNTARA et al, 2004, entre outros) podem contribuir positivamente para a aprendizagem de inglês no contexto focalizado a partir do fortalecimento da agência e da criticidade. A proposta pedagógica da mencionada disciplina envolveu a elaboração de um site bilíngue (português-inglês) voltado a problematizar e apresentar o ProFIS à comunidade universitária e ao público externo. Para tal, a plataforma Wix foi utilizada, sendo a rede social Facebook escolhida para a comunicação. Esses ambientes são tomados na pesquisa como objetos de investigação. Os objetivos do estudo, de natureza qualitativa e cunho etnográfico (ANDRÉ, 2013), voltaram-se à análise de como foi oportunizado o trabalho com letramentos nesse contexto e como o processo educativo instaurado evidencia-se crítico e participativo. Para complementar esta ideia, investiguei também as percepções discentes sobre sua aprendizagem e participação no projeto. Como principais resultados é possível destacar a visão positiva dos alunos frente à experiência e o aparente fortalecimento de letramentos digitais, acadêmicos e em língua inglesa no processo. Além disso, foi também possível identificar que mesmo com propostas que potencialmente mobilizam o letramento crítico, algumas características do projeto desenvolvido ainda esbarram em práticas tradicionais de ensino

Abstract: Nowadays, English language takes the hegemonic role and the condition of cultural, political and economic product, strengthening the instrumentalist and colonizer nature of teaching this language in various segments. In the academic context, utilitarian directions aimed to market demands have restricted the focus of the educational process to reading and writing, focusing on gramaticalist, reductionist and uncritical views (ROCHA, 2013), mainly driven by the mimesis paradigm (KALANTZIS; COPE, 2008). Based on Benesch (2010), I consider that teaching English as a second language at the university should be rethought in order to be destabilizing, transformative and more open to diversity of languages and cultures. Supported by a discursive view of language (BAKHTIN, 2003 [1979]) and socio-cultural learning (VIGOTSKI, 2007 [1984]), I assume that pedagogical perspectives linked to the (multi)literacies (KALANTZIS, COPE, 2005 [2000]) and linked to the idea of collaborative projects (ALCÂNTARA et al, 2004, among others) can contribute positively to the learning of English in the context focused from the strengthening of the agency and the criticality. Motivated by the potential impact of globalization on teaching and learning practices in the contemporary world, especially focusing on practices involving literacies, I set out in this work, to investigate the scene of the classes of the discipline of English as a second language level III, taught over the first half of 2014 in Higher Education Program Interdisciplinary (ProFIS-UNICAMP). The pedagogical proposal in the mentioned discipline involved the development of a bilingual website (Portuguese - English) aimed to discuss and present ProFIS to the academic community and to the public. To this end, Wix platform was used, and the social network Facebook chosen for communication and the two media were taken in research as objects of study. The qualitative and ethnographic objectives of the study (ANDRÉ, 2013), targeted to the analysis of how feasible was working with literacies in this context and how the educational process reveals to be critical and participatory. To complement this idea, I also investigated the students' perceptions of their learning and their participation in the project. As a result, it is possible to highlight the positive view of the students towards the experience and the apparent strengthening of digital literacies, academic literacies and English language in the process. Moreover, it was also possible to identify that even with proposals that potentially mobilize critical literacy, some features of the developed project still run into traditional teaching practices
Subject: Programa de Formação Interdisciplinar Superior
Letramento - Estudo e ensino (Superior) - Brasil
Língua inglesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes de portugues
Práticas colaborativas de escrita
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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