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Type: TESE DIGITAL
Title: "Igual ao biscoito recheado, aquele meio a meio, meio surda, meio ouvinte" : línguas, identidades e representações em um curso superior bilíngue (LIBRAS/Língua Portuguesa)
Title Alternative: "Half and half like a sandwich cookie, half deaf, half hearing" : languages, indentities and representations in a bilingual (Brazilian Sign Language/Portuguese) undergraduate course
Author: Nora, Andreza Barboza, 1983-
Advisor: Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Abstract: Resumo: A presente tese está inserida no campo dos estudos sobre contextos bilíngues de minorias (CAVALCANTI, 1999). Desenvolvida sob o paradigma da pesquisa interpretativista de cunho etnográfico (ERICKSON, 1984, 1989; CAVALCANTI, 2000, 2006; DENZIN e LINCOLN, 2006) e sob a ótica INdisciplinar (MOITA LOPES, 2006) da Linguística Aplicada, contém registros gerados ao longo de dois semestres letivos de permanência no campo, o Curso Superior Bilíngue de Pedagogia do Departamento de Ensino Superior (DESU) do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). O objetivo geral da pesquisa foi focalizar, nesse espaço sociolinguisticamente complexo, as representações que emergem acerca da identidade linguística de estudantes surdos, assim como as representações que são construídas pelos participantes da pesquisa sobre a condição bilíngue (LIBRAS/Língua Portuguesa) do Curso e a dos seus integrantes. Para fundamentar teoricamente a construção de respostas para as questões que nortearam a produção do estudo, empreendeu-se a interlocução entre conceitos advindos de diferentes campos do conhecimento. Destacam-se, inicialmente, aportes voltados ao fenômeno do bi/multilinguismo (CANAGARAJAH, 2011, 2013; GARCÍA, 2009), da educação bi/multilíngue (GARCÍA, 2009; MAHER, 2007; 2012), assim como ao da educação bilíngue para surdos no Brasil (SKLIAR, 1997b, 1998, 1999, 2010; FERNANDES, 2003, 2011, entre outros), basilares para a compreensão e a problematização do contexto educacional em que a pesquisa foi realizada. A esse aparato, somam-se os conceitos de representação (HALL, 1997; SILVA, 2009; WOODWARD, 2009), de identidade (HALL, 2009, 2011; SILVA, 2009; BAUMAN, 2005), de comunidade (BAUMAN, 2003), de políticas linguísticas (CALVET, 2007; SHOHAMY, 2006) e de ideologia linguística (KROSKRITY, 2004). No tocante à identidade linguística dos estudantes surdos, observou-se que as representações denotam um papel central e preponderante da língua de sinais. A prática de uso da LIBRAS aparece, com certa regularidade, associada a um ideal de unidade, de lealdade, como símbolo de pertencimento ao grupo e de uma identidade "legítima". Quanto às representações sobre o cenário bilíngue do Curso, notou-se certo contraste entre a persistência de ideais monolíngues e o engajamento em práticas bi/multilíngues de seus integrantes. Além disso, foi verificado que as representações sobre o Curso vêm sendo construídas em dois diferentes polos, o do reconhecimento e o da contestação de seu caráter bilíngue, refletindo os atravessamentos discursivos inerentes à educação bilíngue para surdos no Brasil

Abstract: This thesis is part of the field of studies on bilingual contexts of minorities (CAVALCANTI, 1999). It was developed under the paradigm of the interpretive ethnographic research (ERICKSON, 1984, 1989; CAVALCANTI 2000, 2006; Denzin and LINCOLN, 2006) and under the INdisciplinary perspective (MOITA LOPES, 2006) of Applied Linguistics. This work contains records generated over two semesters of fieldwork in the bilingual Pedagogy course of INES (National Institute for Deaf Education). The overall objective of the research was to focus, in this sociolinguistic complex space, on representations that emerge about the linguistic identity of deaf students, as well as representations that are built by the participants about the bilingual (LIBRAS ¿ Brazilian sign language / Portuguese) condition of the course and of its members. The theoretical support to the construction of answers for the questions that guided the production of the study was undertaken from the dialogue between concepts coming from different fields of knowledge. Initially, contributions focused on bi/multilingual phenomenon (CANAGARAJAH, 2011, 2013; GARCÍA, 2009), bi/multilingual education (GARCÍA, 2009; MAHER, 2007; 2012), and bilingual education for deafs in Brazil (SKLIAR, 1997b, 1998, 1999, 2010; FERNANDES, 2003, 2011, etc.) are highlighted. These concepts are essential for understanding and questioning the educational context in which the survey was conducted. The concepts of representation (HALL, 1997; SILVA, 2009; WOODWARD, 2009), identity (HALL, 2009, 2011; SILVA, 2009; BAUMAN, 2005), community (BAUMAN, 2003), language policies (CALVET, 2007; SHOHAMY, 2006) and linguistic ideology (KROSKRITY, 2004) are also added to this apparatus. Regarding the linguistic identity of deaf students, it was observed that the representations denote a central and leading role of sign language. The use of LIBRAS appears, with some regularity, associated with an ideal of unity, loyalty, and as a symbol of belonging to the group and of "genuine" identity. In relation to the representations about the bilingual scenery of the course, certain contrast between the persistence of monolingual ideals and the engagement at bi / multilingual practices of its members was noted. In addition, it was found that the representations about the course have been built in two different poles: the recognition and the contestation of its bilingual character, which reflects the discursive crossings inherent in bilingual education for the deafs in Brazil
Subject: Surdos - Educação - Brasil
Minorias - Educação (Superior) - Brasil
Educação bilíngüe - Brasil
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - Método bilingue
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino (Superior) - Método bilingue
Surdos - Identidade
Representação (Linguística)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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