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Type: TESE DIGITAL
Title: Concepções de letramento em dois currículos oficiais prescritos (DF e MT) : uma análise crítica
Title Alternative: Literacy conceptions of two official prescribed curriculums (DF and MT) : a critical analysis
Author: Pereira, Camila Dalla Pozza, 1987-
Advisor: Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
Abstract: Resumo: Esta Dissertação de Mestrado, situada no campo de pesquisa da Linguística Aplicada, na área de concentração Linguagem e Educação, tem como objetivo analisar as concepções de letramentos presentes em dois currículos oficiais prescritos: do Distrito Federal (DF) e do estado de Mato Grosso (MT), mais especificamente em relação ao ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Na análise, procuramos compreender como estes currículos oficiais prescritos incorporam os conceitos de letramentos e, assim, entender quais concepções deste conceito emergem dos documentos e se os mesmos orientam para o desenvolvimento e/ou para a ampliação de práticas de letramentos e da consciência dos alunos acerca dos processos de leitura, produção e reflexão sobre a linguagem. Para sustentar as análises, traçamos duas retrospectivas: a primeira, da história dos currículos oficiais prescritos, isto é, dos currículos prescritos pelo Estado para os diretores, coordenadores e professores, no âmbito da prescrição do trabalho docente, no que concerne ao o que os professores devem ensinar (objetos de ensino), como eles devem ensinar (práticas de ensino) e como devem avaliar. Nesta primeira retrospectiva, discutimos questões que dizem respeito aos currículos e às disciplinas curriculares, focando a Língua Portuguesa e seu ensino desde a chegada dos jesuítas até os dias atuais. A segunda retrospectiva, histórica e acadêmica, trata dos conceitos de letramentos, revelando como se deu a concepção do primeiro conceito ¿ o letramento tradicional ¿ revelando seu progresso e evolução dentro da academia e de acordo com as mudanças sociais, educacionais e tecnológicas pelas quais a sociedade passou e tem passado e que a pesquisa acadêmica reflete e refrata. Em relação a parte metodológica da pesquisa, optamos por uma metodologia interpretativista qualitativa e documental que contou com uma Análise de Conteúdo acerca dos dois currículos oficiais prescritos selecionados como corpus de pesquisa (DF e MT) pela qual realizamos um levantamento quantitativo da ocorrência de termos e expressões relacionadas aos conceitos de letramentos, o qual aliamos à análise interpretativista qualitativa acerca das concepções de letramentos presentes em ambos os documentos. O currículo do DF apresenta menos ocorrências de tais termos do que o de MT e ambos buscam desenvolver a concepção do letramento tradicional, porém falta clareza, objetividade e exemplos do que são as concepções de letramentos presentes e quais eventos e práticas de letramento se almeja explorar e desenvolver em ambos os currículos oficiais prescritos. Nossos resultados, tanto na análise de Conteúdo quanto na interpretativa de cunho qualitativo nos fazem concluir que ambos os currículos oficiais prescritos analisados não estão acompanhando os estudos mais recentes, os nacionais e os internacionais, acerca do conceito de letramento deixando, portanto, de formar alunos que sejam conscientes da língua e da linguagem por meio de práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística situadas e contextualizadas socialmente

Abstract: This Dissertation ¿ situated in Applied Linguistics research field, concentration area of Language and Education ¿ aims to analyze the literacies conceptions found in two official prescribed curriculums: from Distrito Federal (DF) and Mato Grosso state (MT), specifically regarding to Portuguese Language teaching in the late years of Elementary School. In this analysis, we have tried to understand how these official prescribed curriculums incorporate the literacies conceptions, understanding which conceptions emerge from documents, and whether these documents lead to development and/or improvement of literacies practices and students¿ awareness regarding to reading, production and observation procedures about the language. In order to support the analyses, we have delineated two retrospectives: the first one refers to the prescribed official curriculum history, that is, it refers to the curriculums prescribed by the Government that is available to headmasters, coordinators and teachers, in the framework of teaching work prescription regarding to what teachers should teach (teaching objects), how they should teach (teaching practices), and how they should evaluate. In this first retrospective, we have discussed topics regarding to curriculums and curricular subjects, focusing on the Portuguese Language and its teaching since the Jesuits arrival until the current days. The second retrospective, historical and academic, refers to literacies concepts, revealing how the conception of the first concept ¿ the traditional literacy ¿ was, exposing its advancement and evolution within the Academia, and according to social, educational, and technological changes by which the society has gone into and the academic research speculates and refracts. Concerning to the research methodology, we have chosen a qualitative and documental interpretative methodology, including a Content Analysis from the official prescribed curriculums previously selected as research corpus (DF and MT) by which we have performed a quantitative collection of terms and expressions occurrence related to literacies concepts, which we have combined to a qualitative interpretative analysis regarding to literacies conceptions found in both documents. DF curriculum presents less occurrences of such terms than MT¿s and both look for the development of the traditional literacy conception. However, there is a lack of explicitness, objectivity, and examples of what the literacies conceptions presented are, and which literacy events and practices are being explored and developed in both official prescribed curriculums. Our results, either in the Content Analysis or in the interpretative analysis of qualitative nature, have made us conclude that both official prescribed curriculums analyzed are not following the most recent researches, National and International, related to literacy concept, and therefore, they are not training students to be aware of language through reading, writing, oral communication and language analysis practices socially located and contextualized
Subject: Letramento - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Brasil
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Distrito Federal (Brasil)
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Mato Grosso
Ensino fundamental - Currículos - Distrito Federal (Brasil)
Ensino fundamental - Currículos - Mato Grosso
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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