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Type: TESE DIGITAL
Title: O método BPI e sua estética : noções advindas da análise de experiências processuais em artes da cena
Title Alternative: The BPI method and its aesthetics : notions originating from processual experience analysis in performing arts
Author: Campos, Flávio, 1985-
Advisor: Rodrigues, Graziela
Rodrigues, Graziela Estela Fonseca, 1954-
Abstract: Resumo: Neste trabalho são descritos e apresentados os caminhos percorridos e os resultados alcançados no desenvolvimento desta investigação de doutorado. O objetivo do estudo que ora se finda foi verificar e analisar a existência de uma especificidade estética imanente ao processo criativo proposto pelo método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Tendo como hipótese afirmativa a existência de uma especificidade estética que é resultante do Processo BPI, nesta investigação buscou-se perceber, descrever e analisar as várias experiências processuais viabilizadas por esta abordagem de formação e criação em artes da cena. Três ações foram escolhidas para o desenvolvimento deste estudo e, especificamente, estruturaram as suas etapas metodológicas. A primeira etapa diz respeito à experiência com o eixo do Co-habitar com a Fonte do BPI, cujo objetivo era viabilizar que este pesquisador vivenciasse o processo e, assim, pudesse ampliar sua percepção e compreensão sobre este método de formação e criação cênica. A segunda etapa traz uma revisão bibliográfica sobre reflexões contemporâneas voltadas à estética e à experiência estética, tendo como intento maior a busca por estudos e análises que se aproximassem mais do fazer e da criação em artes. Já a terceira etapa deriva das anteriores, uma vez que elas prepararam e ampliaram a percepção deste bailarino-pesquisador-intérprete para a realização da análise dos espetáculos dirigidos pela bailarina, coreógrafa, psicóloga e professora Dra. Graziela Rodrigues entre os anos de 1990 e 2012. Para a análise dos espetáculos, a descrição foi utilizada como mola propulsora na realização de uma verificação singular e que se tentou minuciosa. A partir do cruzamento dessas três etapas, foi possível estabelecer e codificar alguns dados que se estruturaram em categorias advindas da análise, tanto dos processos de criação como dos espetáculos do método BPI. Depois disso, buscou-se discutir e refletir sobre a estética como uma especificidade resultante do processo de criação e não como uma série de regras ou normativas que regem a percepção e a fruição dos espectadores, assim como a atuação, a formação e os procedimentos criativos do artista. No que diz respeito ao método BPI, enfoque e universo deste estudo, foi possível pensar nos aspectos que indicam suas especificidades epistemológicas, ou seja, aquilo que constitui todo o seu processo criativo, sua poética singular - seu constructo - que resultam e elaboram características de sua estética. Pensar a estética do método BPI é revisitar e reforçar toda a sua trajetória viva em constante desenvolvimento e elaboração. Este estudo, portanto, diz de um processo de investigação sobre este Método e, de certa forma, de um processo pessoal de aprofundamento nesta linha de pesquisa e criação em artes da cena. Por fim, o tema não se esgota e este nunca foi o interesse nem, muito menos, discutir todos os pontos possíveis, mas talvez sim abrir algumas frentes para discussões que se fazem emergentes. Ou seja, questionar os modos de dominação, padronização e homogeneização dos diversos fazeres em artes da cena

Abstract: The paths taken and the results achieved in the development of this doctoral research are here presented and described. The objective of the study was to verify and analyze the existence of an aesthetic specificity inherent to the creative process proposed by the BPI method (Dancer-Researcher-Performer method). Formulating the hypothesis of the existence of an aesthetic specificity of the BPI process, this research sought to understand, describe and analyze the various procedural experiences enabled by the BPI specific approach of training and creation in the performing arts field. This study involved three methodological steps (stages). The first step concerns the researcher¿s personal experience with the BPI method, specially its axis of Co-inhabiting with the Source. The purpose of this first step is to expand the researcher¿s awareness and understanding of this method. The second step is concentrated in a bibliographic review about contemporary reflections focused on aesthetics and the aesthetic experience. The intention of this second step is to gather and analyze studies that dialogue with performing creations. The third step is derived from the previous ones, since they prepared and expanded the perception of the dancer-researcher-interpreter (author), enabling him to analyze a series of performances directed by the dancer, choreographer, psychologist and Professor Graziela Rodrigues between the years 1990 and 2012. For the analysis of these performances, a meticulous description was used as a driving force. From the intersection of these three phases, it was possible to establish and codify some data in two main categories. These two categories were generated from both the analysis of the creation processes and the analysis of the previous performances of the BPI method. After that, one tried to discuss and reflect about aesthetics considering it as a specificity resulting from the creative process, and not as a set of rules or regulations that conduct the spectator's perception. It is also a result of the performance, training and creative procedures of the artist. Concerning the BPI method, focus and universe of this study, it was possible to indicate its epistemological specificities, i.e., what constitutes its whole creative process, its unique poetics that results in its aesthetic features. Focusing on the aesthetic characteristics of this method leads one to revisit all its living history, which is in constant development and elaboration. This study, therefore, is an investigation about the BPI method, and a personal immersion in its scenic methodology. Concluding, it is important to point out that this subject was not exhausted here. Our intention was just to open some new perspectives and discussions emerging from this theme. And it was also our objective to question the standardization and homogenization of the ways of doing in the Performing Arts field
Subject: Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Dança
Processo criativo
Experiência estética
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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