Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/320849
Type: TESE DIGITAL
Title: Noites paulistanas : o cinema paulista da geração 1980
Title Alternative: São Paulo's nights : São Paulo's cinema of 1980's generation
Author: Carneiro, Gabriel Henrique de Paula, 1988-
Advisor: Guimarães Junior, Pedro Maciel, 1975-
Júnior, Pedro Maciel Guimarães
Abstract: Resumo: Com a luta da Associação Paulista de Cineastas (Apaci) por maior representação entre os financiados pela Embrafilme e com o declínio do sistema da Boca do Lixo, o cinema paulista se renovou, a partir de uma geração de cineastas independentes que fizeram seus primeiros longas-metragens de ficção nos anos 1980. Era uma geração cinéfila, majoritariamente formada na área pela universidade, que prosperou com a abertura política e com as novas tecnologias que chegavam ao Brasil. O presente trabalho pretende ser um panorama histórico sobre essa geração, abordando os cineastas e seus filmes, os modelos de produção, as políticas cinematográficas e os contextos histórico e mercadológico, entre outros. Sem caráter ou pretensão de movimento, o cinema da geração é diversificado e aponta para diferentes vertentes e propostas estéticas. Bastante premiado, esse cinema não teve continuidade, abortado pelo governo Collor, junto com toda produção nacional, e hoje permanece como um período de transição para o que veio depois, a Retomada

Abstract: With the struggle of Associação Paulista de Cineastas (APACI) for greater representation among Embrafilme and with the decline of the Boca do Lixo system, São Paulo¿s cinema was renewed by a generation of independent filmmakers who made their first feature-length fiction films in the 1980s. It was a cinephile generation, mainly formed by the university, that flourished with the political opening and the new technologies that arrived in Brazil. This paper aims to be a historical overview of this generation, addressing the filmmakers and their films, models of production, the film policy, historical and market contexts, among others. The cinema of this generation is diverse and points to different approaches and aesthetic proposals. Quite awarded, this cinema was aborted by the Collor government, along with all national production, and today remains as a transitional period to which came after, the Retomada
Subject: Cinema - Brasil
Cinema - São Paulo (Estado) - História
Cinema - História - 1980-1990
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carneiro_GabrielHenriquedePaula_M.pdf4.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.