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Type: TESE DIGITAL
Title: O canto em cena = investigações sobre o movimento expressivo e a expressividade vocal numa montagem de Dido & Aeneas, de H. Purcell = Singing on stage : inquires on the expressive movement and vocal expressiveness in a production of H. Purcell's Dido & Aeneas
Title Alternative: Singing on stage : inquires on the expressive movement and vocal expressiveness in a production of H. Purcell's Dido & Aeneas
Author: Menezes, Angélica Andrade Silva, 1981-
Advisor: Fernandes, Angelo José, 1973-
Abstract: Resumo: Em 1918, Constantin Stanislavski é convidado a assumir o Estúdio Ópera do Teatro de Moscou. É neste trabalho que ele, reconhecendo as possibilidades do ritmo e da música, transita da fase da Memória Emotiva para a fase das Ações Físicas, inaugurando outro pensamento sobre qual deveria ser a preparação para a atuação do ator: uma atuação baseada em ações (psico) físicas, que desencadeassem os processos interiores do ator, em lugar da mera reprodução de códigos que caracterizassem uma personagem, transmitidos pelo diretor. A música foi elemento fundamental na preparação do ator no século XX e a ópera, em sua essência um gênero híbrido, foi bastante utilizada como laboratório. Teatro e dança aproximaram-se, neste século, pela mesma questão: o papel do corpo enquanto lugar de expressão/atuação. Compreendendo a ópera como um gênero teatral, levantamos questão semelhante: qual o papel do corpo na expressão vocal do cantor-ator? Como prepará-lo para ser um lugar de ação física e vocal? Esta pesquisa relata a preparação corporal/treinamento realizada com a classe de Ópera Estúdio do Instituto de Artes-Unicamp para a montagem de Dido & Aeneas, de Henry Purcell. Tendo como referência teórico-prática principal os estudos de Rudolf Laban sobre o movimento humano, algumas práticas corporais foram propostas a fim de observar, em primeira pessoa, se a vivência de diferentes esforços, consciência do corpo e partes do corpo e das relações entre corpo e espaço se mostram na atuação e na expressividade vocal dos cantores-atores. Estes estudos de movimento, realizados ao longo do ano de 2015, resultaram em processos criativos particulares concatenados para a concepção desta encenação

Abstract: In 1918 Constantin Stanislavski was invited to take on the direction of the Moscow Theater¿s Opera Studio. It was while doing this work that he, recognizing the possibilities of rhythm and music, moves from Emotional Memory to the physical action phase, starting a new way of thinking about what should be the actor's training: acting based on (psycho) physical actions, which could unleash internal processes in actors, instead of mere reproduction of codes, taught by the director, that would characterize a character. The music was a key element for the actor's training on the 20th century and opera, essentially a hybrid genre, was widely used as a laboratory. Theater and dance got closer to one another because of the same motive: the role of the body as a place for expression/acting. Perceiving the opera as a theatrical genre, we raise similar questions: what is the role of the body in the singer-actor¿s vocal expression? How to prepare the body to be a place of physical and vocal action? This research describes the body preparation that was used for the staging of Henry Purcell's Dido & Aeneas with the Opera Studio class at the Arts Institute at the University of Campinas (UNICAMP). Based on the studies of Rudolf Laban about human movement, some activities were proposed as to observe, through a first person perspective, if the experience of different efforts, body and body parts consciousness and the relationship between body and space are shown in action and vocal expression of singer-actors. These movement studies, which took place throughout the year of 2015, resulted in particular creative processes concatenated for the conception of this staging
Subject: Purcell, Henry, 1659-1695
Laban, Rudolf von, 1879-1958
Opera - Séc. XVII
Composição corporal
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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