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Type: TESE DIGITAL
Title: A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete = um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança = The dynamics of birth in the creative process of the Bailarino-Pesquisador-Intérprete [Dancer-Researcher-Performer] Method (BPI) : a deepening into the director-performer relationship and its importance in the birth of the dance
Title Alternative: The dynamics of birth in the creative process of the Bailarino-Pesquisador-Intérprete [Dancer-Researcher-Performer] Method (BPI) : a deepening into the director-performer relationship and its importance in the birth of the dance
Author: Costa, Elisa Massariolli da, 1985-
Advisor: Rodrigues, Graziela
Abstract: Resumo: Esta Tese visa explicitar como se dá a relação entre diretora e intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Qual a singularidade dessa relação nesse método? E qual a importância dessa singularidade para o intérprete que vive este processo e para a produção nas artes da cena? Para analisar a relação estudada, considera-se uma analogia que é, por vezes, feita no método BPI, na qual se diz que a diretora agiria, junto ao intérprete, tal qual age uma parteira junto à parturiente. Considerando-se as questões a serem abordadas e a analogia exposta, as ações que compõem a metodologia deste trabalho são de caráter prático-teórico, no qual se assume o papel de artista-pesquisador-participante. O projeto envolveu observar diretoras do BPI dirigindo diferentes intérpretes; concomitantemente, foi proposto que a pesquisadora fizesse assistência de direção em processos que estavam ocorrendo neste método, para poder vivenciar como é ser diretora. Foi ainda realizada pesquisa de campo com as parteiras tradicionais de etnia Pankararu, na perspectiva do eixo Co-habitar com a Fonte do BPI, com o intuito de cumprir dois propósitos desta pesquisa: 1) o aprofundamento da analogia colocada entre as relações diretora-intérprete e parteira-parturiente; 2) o processo criativo pelo qual passou a pesquisadora, a partir desse coabitar, para se colocar na relação estudada na perspectiva de intérprete. A Tese foi desenvolvida a partir da descrição e da análise de cada uma dessas ações, procurando-se evidenciar as conexões e os entrelaçamentos entre elas, em diálogo com autores pertinentes a este trabalho. Na sequência dos capítulos desta Tese, a relação entre diretora e intérprete pôde ser gradativamente aprofundada, como se novas camadas acerca do assunto fossem enunciadas paulatinamente. Os dados apurados são intrínsecos àquilo que pôde ser vivenciado no corpo da pesquisadora, tanto como assistente de direção quanto como intérprete, em comunicação intensa com o que foi levantado na pesquisa de campo. A escrita é pormenorizada, destacando-se alguns aspectos do fazer da diretora no BPI que estão sendo escritos pela primeira vez. Pôde-se abordar a relação entre diretora e intérprete a partir de diferentes vieses, dentre os quais se destaca, na analogia com a relação entre parteira e parturiente, um campo psicofísico compartilhado, no qual a capacidade de ampliação das fronteiras do corpo e de se ter empatia é fundamental para propiciar tanto o trabalho de parto quanto o processo criativo ¿ conforme o vemos no BPI

Abstract: This doctoral thesis aims to clarify the relationship between director and performer in the "Dancer-Researcher-Performer" (BPI: "Bailarino-Pesquisador-Intérprete" in portuguese) method. What is the singularity of this relationship in this method? What is the importance of this singularity to the interpreter who lives this process and to the production of the arts scenes? An analogy often made to the BPI, in which the director acts with the dancer as a midwife acts with a parturient, was considered for this analysis. Considering the issues to be addressed and this analogy proposed, the actions that compose this methodology have a practical-theoretical approach in which a role of artist-researcher-participant is assumed. The project consisted of observing BPI directors directing different performers; simultaneously, the researcher has worked as a direction assistant using this method, to experience being a director. Field research has also been developed with the traditional midwives from the Pankararu ethnicity, in the perspective of the BPI axis named Co-inhabit with the Source, in order to fulfill two purposes of this research: 1) deepening the analogy between the relations of director-performer and parturient-midwife; 2) going through the creative process as a researcher, and from the field research, putting herself in the performer¿s perspective of the study. This thesis was developed describing and analyzing of all of these parts, highlighting the connections and entanglements they have and dialoguing with pertinent authors to this research. The relationship between director and performer are gradually deepened in the sequence of the chapters, as if new layers about the subject were gradually enunciated. The data collected are intrinsic to what has been experienced in the author¿s own body, both as a direction assistant and as a performer, with an intense communication to what has been raised during field research. The text is detailed, highlighting some aspects of the practical work of a director in BPI being described for the first time. Many biases in the relationship between director and performer in analogy with laboring woman and midwife have been addressed, emphasizing the shared psychophysical field, in which the capacity of expanding the body boundaries and the need to have empathy is essential to enable both the childbirth and the creative process, as per the BPI method
Subject: Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Processo criativo
Dança
Parteiras
Índios Pankararu
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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