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Type: TESE DIGITAL
Title: Estratégias de um desenho nas Mitopoéticas do Homocephalopoda = Strategies in a Drawing of Mythopoeic Homocephalopoda
Title Alternative: Strategies in a Drawing of Mythopoeic Homocephalopoda
Author: Coutinho, Rafael Scheibe, 1983-
Advisor: Strambi, Marta Luiza, 1960-
Abstract: Resumo: Esta dissertação, "Estratégias de um Desenho nas Mitopoéticas do Homocephalopoda", inserida na linha de pesquisa do PPGAV em "Poéticas Visuais e Processos de Criação", abrange trinta (30) desenhos que realizei entre os anos de 2012 e 2016, os quais figuram a imanência do polvo junto ao corpo humano, estabelecendo-se uma relação simbiótica que instiga um diálogo sobre os desejos reprimidos em dicotomia às homologações estabelecidas pela sociedade. Como pesquisador-artista apresento uma reflexão sobre essa produção ao munir-me de referenciais teóricos, além de traçar um paralelo com alguns movimentos presentes na história da arte. Evidencio características onírica e insólita, presentes nas aspirações surrealistas e na convergência contemporânea intitulada Arte Lowbrow ou Surrealismo Pop, às quais absorvem diversificados elementos presentes na cultura de massa que influenciaram minha produção, a saber: o universo das histórias em quadrinhos, as ilustrações, os filmes, as animações, enfim, uma gama de maneiras provenientes da contracultura que se harmonizam através de um mashup. Conceitualmente sirvo-me, também, das ideias de Omar Calabrese sobre a construção imaginária acerca da produção de monstros como reflexo da complexidade social, bem como das de Vilém Flusser e Louis Bec quando utilizam uma espécie específica de polvo para trazer à tona questões presentes no "abissal humano"

Abstract: This dissertation, "Strategies of a drawing in Mythopoetic of the Homocephalopoda" inserted in PPGAV (Postgraduate Program in Visual Arts) on "Visual Poetics and Creation Processes," covers thirty (30) drawings realized between the years 2012 and 2016, which include the immanence of octopus with the human body, establishing a symbiotic relationship that instigates a dialogue on the desires repressed in the dichotomy approvals set by society. As a researcher-artist I make a reflection on my production by using the theoretical frameworks, and therefore stablish a parallel with some artistic¿s movements presents in art history. By putting in evidence dreams and unusual features that are in the Surrealist aspirations and contemporary convergence entitled Lowbrow Art or Pop Surrealism, which absorb diversified elements that compose the mass culture which influenced my production, namely: the world of comic books, the illustrations, the movies, animations, ultimately, a range of ways from the counterculture that harmonize through a mashup. Conceptually, I also used the ideas of Omar Calabrese about the imaginary construction on the production of monsters as well as the reflection of social complexity, of Vilém Flusser and Louis Bec that used a specific kind of octopus to bring up issues present in "abysmal human"
Subject: Artes
Desenho
Surrealismo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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