Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/319233
Type: TESE DIGITAL
Title: Estudos em pegadogia do esporte de crianças e jovens : análises, olhares e desafios teóricos
Author: Montagner, Paulo Cesar, 1963-
Abstract: A produção aqui apresentada para crítica, avaliação e apreciação geral está vinculada a três grandes temas de estudo produzidos no campo teórico da pedagogia do esporte, elaborados e publicados durante nossa trajetória acadêmica na Universidade Estadual de Campinas, iniciada em maio de 1988. Surgiu a concepção de prepararmos um compilado denominado texto-síntese que, numa perspectiva ampliada, projetasse e servisse como testemunho das publicações e temas contemporâneos que produzimos, refletindo sobre três grandes temas e que se articulam tendo como eixo temático central o esporte de crianças e jovens. Esse corpo envolve os temas da competição esportiva, das novas configurações do esporte e das intervenções pedagógicas, destacando-se que cada estudo possui a sua singularidade, especificidade e uma história própria no tempo que o caracteriza. Mais detalhadamente, no primeiro estudo, discussões acerca das novas configurações do esporte contemporâneo, e a relação desses conceitos com atenção voltada para análises teórico-metodológicas. Organizamos uma discussão sobre a transformação do esporte moderno, para o que se denominou de esporte contemporâneo, um arrazoado dessa trajetória, das transições do fenômeno esportivo, suas características, relações e influencias na sociedade atual, observadas a partir de um estudo de caso. No segundo estudo, denominado "Em defesa da competição esportiva de crianças e jovens: construção de arcabouço e subsídios teóricos, estudos aplicados", interagimos com vários textos produzidos desde a dissertação de mestrado (1993) até as publicações mais recentes afeitas a esse conteúdo. No terceiro estudo apresentamos, por meio de pesquisas aplicadas, diferentes intervenções em cenários esportivos distintos. Enfatizamos a multiplicidade de perspectivas no qual o esporte pode ser inserido como conteúdo significativo para processos de formação humana. O texto-síntese é uma combinação de recortes de diversos livros, capítulos e artigos publicados, com alguns trechos por vezes transportados na íntegra; também, em outros parágrafos e páginas, novas e originais formulações teóricas. O documento tem ainda, em sua estrutura, resenhas analíticas de estudos publicados e no prelo, com a reorganização da linguagem teórica e articulação de diversas formas de produção, formando um corpo único apresentado naquilo que denominamos de três estudos temáticos. As conclusões são compostas de reflexões exploratórias e argumentações teóricas originais, baseadas nos conceitos metodológicos da meta-análise, a releitura crítica dos temas estudados e a formulação de novos argumentos, apontamentos teóricos, análises críticas e propostas de teses, "amarrações teóricas" que os leitores encontrarão presentes nas páginas finais desse compilado.

Abstract:
Subject: Esportes - Pedagogia
Crianças
Jovens
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Montagner_PauloCesar_LD.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.