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Type: TESE DIGITAL
Title: Educação de surdos : um estudo das teses e dissertações de 1990 a 2013
Title Alternative: Education of deaf : a study of the theses and dissertations from 1990 to 2013
Author: Cavalcante, Eleny Brandão, 1983-
Advisor: Sanfelice, José Luís, 1949-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as concepções de educação de surdos das teses e dissertações publicadas nos programas de pós-graduação em educação e educação especial, das Instituições de Ensino Superior do Brasil, no período de 1990 a 2013. Como objetivos específicos, pretendeu: i) destacar os referenciais teórico-metodológicos que norteiam as pesquisas; ii) identificar as teses e dissertações que sustentam-se em aportes marxista (especificamente Vygostsky e/ou a teoria histórico-cultural); iii) analisar a concepção de educação de surdos; concepção de Vigotski e/ou teoria histórico-cultural e as proposições das teses e dissertações para a educação de surdos. O referencial teórico-metodológico foi sustentado no materialismo histórico-dialético, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, cujo levantamento inicial foi de 274 teses e dissertações, sobre educação de surdos, levantado no banco de dados dos programas de Pós-Graduação em Educação das IES brasileiras. Os dados empíricos selecionados foram 31 teses e dissertações, que foram delimitados conforme os seguintes critérios: i) indicarem como referencial teórico diretamente Marx; ii) indicarem fundamentar-se em Vygotsky; iii) indicar ancorar suas discussões na teoria histórico-cultural. Como resultado, percebi que os trabalhos analisados sustentam a educação de surdos, principalmente, no bilinguismo e no chamado "Estudos Surdos", centrando a justificativa na questão linguística e na diferença cultural. Analisei que as pesquisas, por influência de Skliar (1998, 1999) relacionam, equivocadamente, a teoria sócio-antropológica, com a psicologia histórico-cultural de Vigotski (1983), marcando uma contradição teórica, que tem sido perpetuada pelas pesquisas. As teses e dissertações realizam uma apropriação indevida dos fundamentos da teoria histórico-cultural criada por Vigotski, não o indicando, na grande maioria dos trabalhos, como materialista histórico dialético, nem tampouco, como sustentado no marxismo. As principais proposições dos trabalhos para a educação de surdos levam em conta: 1) Consolidação da educação bilíngue, por meio da aprendizagem da língua de sinais e a língua portuguesa; 2) Centralidade do debate no papel do professor como principal responsável pelo (in) sucesso dos surdos; 3) destaque para o respeito às diferenças; 4) defesa de uma escola só para surdos; 5) defesa de que mudanças atitudinais na prática pedagógica serviriam como meio de alcançar o êxito na educação do surdo, e 6) defesa de língua como apropriação cultural para a humanização dos surdos. As apropriações indevidas de Vigotski (1983) têm servido para a "fetichização da surdez" atendendo aos preceitos das teorias do "aprender a aprender", conforme afirma Duarte (2006), fundamentadas no ideário neoliberal. Distanciando-se, dessa forma, de uma concepção marxista de educação de surdos e da busca pelo enfrentamento direto, dos problemas materiais concretos, que assolam a sociedade capitalista de classes

Abstract: This study aimed to analyze the education of deaf conceptions of theses and dissertations published in graduate programs in education and special education, higher education institutions in Brazil, from 1990 to 2013. As specific objectives, it intended to: i) highlight the theoretical and methodological frameworks that guide the research; ii) identify the theses and dissertations that are supported in Marxist contributions (specifically Vigostsky and / or the historical and cultural theory); iii) analyze the design of education of deaf; design Vigotski and / or historical-cultural theory and the propositions of the theses and dissertations for education of deaf. The theoretical and methodological framework was held in the historical and dialectical materialism, based on a literature review, having an initial survey was of 274 theses and dissertations on education of deaf, raised in the database of Postgraduate Programs in Education of the Brazilian HEIs. The selected empirical data were 31 theses and dissertations, which were defined according to the following criteria: i) indicate the theoretical reference directly Marx; ii) indicate support in Vigotsky; iii) indicate anchor their discussions on cultural-historical theory. As a result, I realized that the analyzed studies support the education of deaf, especially in bilingualism and the so-called "Deaf Studies", focusing the justification on the language issue and cultural difference. I analyzed that the researches, due to the influence of Skliar (1998, 1999) relate mistakenly socio-anthropological theory with historical-cultural psychology of Vigotski (1983), marking a theoretical contradiction, which has been perpetuated by research. Theses and dissertations held a misappropriation of the foundations of cultural-historical theory created by Vigotski, not indicating, in most works, as a dialectical-historical materialist, nor as sustained in Marxism. The main propositions of works for deaf education take into account: 1) Consolidation of bilingual education through the learning of sign language and Portuguese; 2) Centralization of the debate on the teacher's role as the main responsible for the success/failure of the deaf; 3) emphasis on respect for differences; 4) defense of a school just for the deaf; 5) defense that attitudinal changes in pedagogical practice would serve as a means of achieving success in deaf education, and 6) defense of the language as cultural appropriation for the humanization of the deaf. Vigotsky's misappropriations (1983) have served to "fetishization of deafness" meeting the principles of the theories of "learning to learn", as stated Duarte (2006), based on neoliberal ideals, distancing itself thus in the conception of education of deaf, as from Vigotsky and in it's proposing for the education of deaf, the confrontation of the concrete material problems that devastate the capitalist class society
Subject: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Surdos - Educação
Perspectiva historico-cultural
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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