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Type: TESE DIGITAL
Title: A construção da identidade do docente que atende ao aluno com deficiência intelectual incluído na classe comum da escola regular no interior da Amazônia paraense
Title Alternative: The construction of the identity of teacher attending student with intellectual desabilities included in the regular school class inside Amazon region
Author: Oliveira, Lídia Alves de, 1961-
Advisor: Heloani, José Roberto Montes, 1956-
Heloani, Jose Roberto
Abstract: Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar a construção da identidade dos docentes que atendem ao aluno com Deficiência Intelectual incluído na Classe Comum da Escola Regular no Interior da Amazônia Paraense, de forma a compreender a dinâmica do processo de construção identitária, na perspectiva de identificar e desvelar as possíveis influências sofridas pelos arranjos da organização do trabalho à carreira docente num sistema neoliberal. Contemplou a construção da identidade do docente como objeto do estudo e as influências do mundo do trabalho como subtema de estudo da investigação. A pesquisa de campo teve como lócus as Escolas Municipais de Santarém (área urbana), na Região Oeste do Estado do Pará, no Norte do País, na Amazônia Brasileira. O estudo envolveu pesquisa bibliográfica e empírica, sendo de caráter teórico-analítico exploratório, com pressupostos teórico-metodológicos pautados no materialismo histórico-dialético. Buscamos saber como se constrói a identidade do docente que atende o aluno com Deficiência Intelectual incluído na classe comum da escola regular no mundo do trabalho capitalista. As perguntas chaves foram: Quais eram seus condicionantes? Quais fatores impulsionaram o professor ir para a Educação Especial? A trajetória formativa e as condições de trabalho do docente que atende ao aluno com deficiência intelectual condizem com as atividades que desenvolve? Qual a compreensão do docente que atende ao aluno com Deficiência Intelectual? Qual o sentimento de realização profissional deste docente? Para apreender, ponderar e desvelar as categorias de análise que dão materialidade ao objeto de estudo, procuramos articular o conhecimento teórico já produzido com o conteúdo dos dados coletados a partir dos depoimentos concedidos pelos sujeitos entrevistados na pesquisa. A coleta de dados abrangeu três Escolas Municipais de Santarém. O estudo mostrou que há estreita relação entre a construção da identidade do professor e a organização do trabalho no sistema neoliberal na escola pública municipal de Santarém. Isso, levando em consideração que este profissional atende o aluno com Deficiência Intelectual numa realidade escolar imprópria para um serviço de qualidade, devido às características geográficas da região em um município situado às margens dos rios Amazonas e Tapajós. E, ao mesmo tempo, pelas dificuldades e limitações impostas pelo modelo capitalista como a falta de infraestrutura, recursos financeiros, formação inadequada ao atendimento desse público, ausência de incentivo e vontade política. Contudo, como mostram os depoimentos, os docentes sentem-se realizados com relação à profissão que escolheram, sustentando que a profissão docente proporciona-lhes segurança, garantia de emprego e de salário, reconhecimento, vida digna e respeito

Abstract: This research aimed to analyze the construction of the identity of teachers attending students with intellectual disabilities included in the regular School Class inside Amazon region. Its main goal was to understand the dynamics of identity construction process in order to identify and reveal the possible influences suffered by organizational of teacher¿s activities in a neoliberal system. It included the construction of the identity of the teacher as the object of study and the influences of the world of work as a research study subtheme. The field research was the county schools of Santarém (urban zone), in the west region state of Para, in the Brazilian, Amazon. The study involved literature and empirical research, with exploratory theoretical and analytical character, with theoretical and methodological assumptions guided by the historical and dialectical materialism. We seek to know how to build the identity of the teacher who attends the student with Intellectual Disabilities included in the Classes of regular school in the world of capitalist work. The key questions were: what were the teaching conditions? What factors drove the teachers go to Special Education? The training course and the teachers' working conditions that meet the student with intellectual disabilities are consistent with the activities developed? What is the understanding of the teaching that meets the student with Intellectual Disability? This teacher feels done professionally? To learn, consider and disclose the categories of analysis that give materiality to the object of study, we try to articulate the theoretical knowledge produced with the content of the data collected from the testimonies given by interviewers in the survey. Data collection included three municipal schools in Santarém. The study showed that there is a close relationship between the construction of teacher identity and the organization of work in the neoliberal system in the public school of Santarém, given that the professional meets the student with Intellectual Disability in improper school reality for a quality service, by typical features of the area of a municipality on the banks of the Amazon and Tapajós rivers, and at the same time, the difficulties and limitations imposed by the capitalist model, such as lack of infrastructure, insufficient financial resources, inappropriate training service of that public, lack of political will or kind of support and encouragement. However, as the testimonies show, the teachers carry out self-respect related to the profession they chose, claiming that the teaching profession gives them security, job stability and enough wages, decent life, respect and consideration of themselves and others
Subject: Identidade
Deficiencia intelectual
Escolas regulares
Trabalho docente
Amazonas - Limites - Pará (Estado)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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