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Type: TESE DIGITAL
Title: Educação infantil e as relações público-privado no município de Campinas : o Programa Naves-Mãe
Title Alternative: Early Childhood education and public-private relation in the city of Campinas : the Naves-Mãe Program
Author: Silva, Nelia Aparecida da, 1968-
Advisor: Paixão, Alexandro Henrique, 1978-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa de mestrado discute a trajetória, os avanços e as possibilidades do Programa Naves-Mãe, parceria público-privado criada para atender a demanda de vagas para as crianças da educação infantil em Campinas. Mais especificamente, busca-se compreender como essa política pública repercute os direitos das crianças pequenas a uma educação pública gratuita, laica e de qualidade. O problema que orienta esta pesquisa está relacionado ao fato de que essas políticas públicas destinadas à determinada etapa educacional parecem se configurar como último item da pirâmide de prioridades das agendas políticas, sugerindo que para determinadas camadas da população brasileira serve qualquer coisa descartável: qualquer ensino, qualquer espaço ou projeto arquitetônico, e que abriguem "crianças quaisquer". Pois se a Constituição Federal (CF) garante a educação infantil enquanto direito das crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, não significa que na prática tal direito será construído. Trata-se de um estudo qualitativo interpretativo que emprega metodologia das ciências sociais de análise da realidade considerando o contexto sócio-político e econômico de forma relacional. Como instrumentos de pesquisa, partiu-se do aprofundamento bibliográfico, análise de documentos oficiais e outras fontes primárias reunidas a partir da pesquisa de campo, através de observações e realização de entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, pretendeu-se compreender a organização dessa parceria no município, bem como as implicações que a entrega da gestão das creches/pré-escolas às Organizações Não Governamentais (ONGs) traz para o cenário da educação infantil na cidade. Como resultado, esta pesquisa aponta para não garantia dos direitos das crianças pequenas a uma educação gratuita e de qualidade, devido à precariedade do atendimento nas Naves-Mãe. Observando como esta política foi implantada no município, este estudo discute o processo de desqualificação da educação infantil ofertada às crianças de Campinas

Abstract:This master's research discusses the trajectory, advances and possibilities of Naves-Mãe Program, a public-private partnership created to serve the demand of places for the kids of early childhood education in Campinas city. Specifically, it aims to understand how this public policy affects the rights of young children to a free secular public education with quality. The problem that guides this research is related to the fact these policies destined to this specific educational stage sound to be set as the last item of the priorities pyramid of the political agenda, suggesting that for certain sections of the Brazilian people they may serve any disposable thing: any education, any space or architectural project, and to shelter "any children." For the Federal Constitution (FC) guarantees the early childhood education as a right of 0-6 aged children and their families, it does not mean that in practice this right will be run. It is about an interpretive qualitative study that uses the social science methodology of reality analysis considering the socio-political and economic context relationally. As research tools, it started from the bibliographic deepening, analysis of official documents and other primary sources gathered from the field research through observations and carrying out of semi-structured interviews. Thus, it intends to understand the organization of this partnership in the municipality, as well as the implications that the delivery of the management of daycare center/pre school to the Non-Governmental Organizations (NGOs) causes to the setting of early childhood education in the city. As a result, this research points not to guarantee the rights of young children to a free and quality education, due to the precariousness of care in Naves Mother. Observing how this policy was implemented in the municipality, this study discusses the disqualification process of early childhood education offered to children of Campinas
Subject: Programa Nave-Mãe
Crianças pequenas
Políticas públicas
Publico e privado em educação
Creches
Pre-escola
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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