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Type: TESE DIGITAL
Title: Educação ambiental na Amazônia e neoliberalismo : uma análise das experiências desenvolvidas no município de Santarém-PA (Dos anos 1990 a 2010)
Title Alternative: Environmental education in the Amazon region and neoliberalism   : an analysis of some experiences carried out in Santarém-PA (between 1990 through 2010)
Author: Cavalcante, Nelcilene da Silva Palhano, 1973-
Advisor: Silveira, Renê José Trentin, 1963-
Abstract: Resumo: A Educação Ambiental (EA) está presente hoje em vários espaços, sendo um deles a escola, que consideramos fundamental para desenvolver uma educação que promova mudanças na relação homem/natureza, não apenas nas gerações futuras, mas também na atual. Dada a importância da contribuição da EA para a construção de sociedades sustentáveis na Amazônia, palco de diversos conflitos ambientais, esta pesquisa teve como objetivo analisar as experiências de institucionalização EA no município de Santarém-PA, no período que se estende dos anos de 1990 a 2000, procurando estabelecer as suas relações com o neoliberalismo. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas fontes primárias e secundárias, incluindo: projetos e relatórios das instituições investigadas, jornais, cartilhas e folders, dentre outros. Tendo como pressupostos diretrizes mais amplas que expõem uma concepção de EA calcada no desenvolvimento sustentável atrelado ao capitalismo, buscamos nesses documentos o registro das propostas das instituições que tiveram desdobramentos no espaço escolar. O trabalho está estruturado em quatro capítulos: no primeiro, abordamos a relação homem/natureza, discorrendo sobre como essa relação é analisada numa perspectiva histórico-dialética, ao mesmo tempo em que nos reportamos às bases teórico-metodológicas que adotamos. No segundo, apresentamos uma discussão sobre a questão ambiental e educacional das quais emanam as diretrizes da EA em nível internacional e nacional, demonstrando que há relações entre a EA e o neoliberalismo. No terceiro capítulo analisamos o contexto histórico de Santarém relacionado aos determinantes de ordem econômica, política e social que engendram a problemática ambiental local, a partir da qual emerge a EA desenvolvida no município. Finalmente, no último capítulo, expomos a inserção da EA no município de Santarém via Organizações Não Governamentais (ONGs) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O estudo sugere que há uma EA que atende à lógica neoliberal, ao adotar uma perspectiva de sustentabilidade que não questiona o modo de produção vigente como motor da problemática ambiental na atualidade

Abstract: The dissemination of Environmental Education is perceived in several different places, including schools, and it is fundamental for the development of change promoting education in the relationship between man and nature, not only for future generations, but also for the present ones. Therefore, due to its importance for the construction of sustainable societies in the Amazon Region, scenario of several environmental issue motivated conflicts, this research work had as the main objective to analyze the institutionalization process of Environmental Education in Santarém ¿ Brazil, between 1990 through 2000, trying to verify its relationship with neoliberalism. Through a qualitative approach methodology, primary and secondary sources were analyzed: projects and reports of the surveyed institutions, newspapers, brochures and folders were included. Working on the assumption of broader guidelines that show a conception of Environmental Education grounded on a sustainable development tied to capitalism, we seek in the analyzed documents the records of proposal of institutions, which had implications in school. The work is divided into four chapters: in the first one, we discuss the relationship between man and nature, explaining how this relationship is analyzed in a historical and dialectical perspective, referring back to the theoretical and methodological bases followed by this investigation. In the second chapter, we discuss environmental and educational issues from which guidelines for international and national Environmental Education emanate, testifying that there are, indeed, a relationship between Environmental Education and Neoliberalism. In the third chapter, we analyze the historical context of Santarém concerning economic, political and social determinant factors that entail the local environmental issues, foundation for the Environmental Education developed in Santarém. Finally, in the last chapter, we explain the inclusion of Environmental Education in Santarém School curriculum through the intervention of Non-Profitable Organizations and the Municipal Education Department. The study suggests that Environmental Education in Santarém serves Neoliberalism Politics as far as it adopts a perspective of sustainability, which does not put in question the current mode of production as the cause of today¿s environmental problems
Subject: Educação ambiental - Amazônia
Neoliberalismo
Escolas
Sustentabilidade
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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