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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Por um triz : o que me ensinou a fala das crianças e dos adolescentes
Title Alternative: "Por um triz" : what the speech off children and adolescent taught me
Author: Quevedo Pacheco, Daniela, 1969-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: O eixo central dessa investigação foi compreender o que a fala de crianças e adolescentes me ensinaram. O enquadramento para a investigação foi a escuta das falas capturadas em Oficinas de Rádio ministradas em duas instituições diferentes ¿ CAPS-i, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, em Campinas e Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Araras. A intenção de montar as Oficinas foi incitar o desejo de fala nas crianças e adolescentes para preparar programas radiofônicos a serem apresentados nas instituições acima citadas. Também utilizei-me de escritas narrativas daquilo que acontecia fora das gravações e que foram registradas em diários de atividades. O projeto de pesquisa foi elaborado em decorrência da minha experiência como Jornalista e Radialista e de minha prática em projetos de rádio em instituições públicas. A pesquisa narrativa norteou-me metodologicamente e as gravações e narrativas escritas foram analisadas sob o aporte de conceitos oriundos da Psicanálise, com o objetivo de responder a pergunta mobilizadora dessa pesquisa: o que a fala das crianças e adolescentes pode ensinar. Minha hipótese incide no ponto: ao falarem elas deixam uma marca, mas uma marca que apresenta o desejo delas em se fazerem ouvir como crianças e adolescentes que são e não como peças de uma cadeia institucional

Abstract: The central axis of this research was to understand what the speech of children and adolescents taught me. The framework for research was listening to the speech captured on Radio Workshops in two different institutions - CAPS-i, Psychosocial Care Center for Children and Youth, in Campinas and Municipal Elementary School, in Araras. The intention of developing the workshops was to incite the desire of speech in children and adolescents to prepare radio programs to be presented in the above-mentioned institutions. I also used written narratives of what was happening outside of the recordings, which were registered in a daybook. The research project was developed as a result of my experience as a journalist and broadcaster and my practice in radio projects in public institutions. The narrative research guided me methodologically and written recordings and narratives were analyzed from the input of concepts from psychoanalysis, in order to answer this mobilizing question: what the speech of children and adolescents can teach. My hypothesis focuses on the point: when they speak they leave a mark, but a mark that shows their desire to be heard as children and adolescents as they are, but not as parts of an institutional chain
Subject: Educação
Psicanálise
Rádio
Crianças
Adolescentes
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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