Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/318875
Type: Artigo
Title: Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens no Rio de Janeiro dos vice-reis diversidade de fontes e possibilidades de abordagens:
Title Alternative: Food and Material Culture in Rio de Janeiro at the Time of the Viceroys: sources and Possible Approaches
Food and material culture in Rio de Janeiro at the time of the viceroys: sources and possible approaches
Author: Algranti, Leila Mezan
Abstract: A proposta deste artigo é analisar alguns aspectos das práticas alimentares na cidade do Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, entre as quais a posse de bens de mesa por parte de indivíduos de segmentos distintos da população. Entre os objetos disponíveis destacamos a posse de talheres, considerados indicadores de modernização dos hábitos à mesa. Para tanto, o artigo se apoia em inventários pós mortem e explora suas possibilidades de análise para o estudo das Artes da Mesa, um segmento de destaque na história da alimentação e que tem atraído a atenção dos historiadores. No caso da América portuguesa, embora a história da alimentação seja um campo de investigação muito amplo e em crescente desenvolvimento, a cultura material da mesa e da cozinha tem sido menos contemplada por parte da historiografia colonial. Visa-se, portanto, contribuir na discussão sobre os rituais das refeições e seus artefatos.
A proposta deste artigo é analisar alguns aspectos das práticas alimentares na cidade do Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, entre as quais a posse de bens de mesa por parte de indivíduos de segmentos distintos da população. Entre os objeto
metadata.dc.description.abstractalternative: This article proposes the analysis of some aspects concerning food practices in the city of Rio de Janeiro during the second half of the eighteenth century among them the ownership of tableware by individuals belonging to several strata of the population.
Subject: Cultura material
História da alimentação alimentação
Country: Brasil
Editor: UFMG/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de História
Citation: Varia Historia, 32, 58, p.21-. 2016.
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/0104-87752016000100003
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752016000100021
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0104-87752016000100021.pdf176.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.