Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315919
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Fenologia, sistema de reprodução, ecologia da polinização e dispersão de Senna alata (Caesalpinioideae, Leguminosae)
Author: Aguiar, Luis Fernando Rodder Moreira
Advisor: Leite, Fosca Pedini Pereira, 1947-
Abstract: Resumo: O gênero Senna é representado por grande número de espécies de distribuição predominantemente neotropical. Nesse gênero inclui-se a espécie S. alata , leguminosa arbustiva de folhas composta com grandes folíolos , flores de anteras tubulosas de deiscência poricida adaptadas para a polinização por abelhas. Essa espécie de leguminosa é encontrada como colonizadora em locais abertos e foi observada se desenvolvendo em dois tipos de ambientes, com um tipo de população em locais de solo inundado (em brejo) e outro tipo em locais de solo drenado, em Campinas-SP.As populações de S. alata observadas diferem também por apresentarem divergência nos períodos de reprodução. Plantas de S. alata originados de ambientes inundados quando transplantados em solo drenado não apresentaram modificação na fenologia apresentando floração no mesmo período do de sua população de origem, evidenciando que a variação na fenologia reprodutiva observada entre as populações de S. alata não é dependente da influência direta das condições de inundação do solo onde estas se desenvolvem.Foram identificadas as seguintes espécies de abelhas polinizadoras de S. alata Bombus morio , Centris bicolor , C.Tuscata , C. tarsata , C. similis , Epicharis rustica , Eulaema nigrita , Pseudaugochloropsis graminea e Xylocopa frontalis Esses polinizadores coletam o pólen através da vibração dos estames nas flores de S. alata e tambem em outras espécies com anteras poricidas Nesse tipo de flor o pólen geralmente representa o único recurso energético disponível para os polinizadores. S. alata apresentou sistema de reprodução auto-compatível estando sujeita à auto-polinização em função do comportamento de forrageamento de espécies de abelhas do gênero Centris , estas abelhas coletam pólen de forma concentrada sobre as flores de uma mesma planta e mantem patrulhamento e territorialidade junto às plantas hospedeiras
Subject: Fenologia vegetal
Ecologia vegetal
Ecologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: AGUIAR, Luis Fernando Rodder Moreira. Fenologia, sistema de reprodução, ecologia da polinização e dispersão de Senna alata (Caesalpinioideae, Leguminosae). 1992. [149]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/315919>. Acesso em: 15 jul. 2018.
Date Issue: 1992
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aguiar_LuisFernandoRodderMoreira_M.pdf7.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.