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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Eduardo Galembeckpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologiapt_BR
dc.format.extent123p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"pt_BR
dc.title.alternativeBiology teacher continued formation using "free software"pt_BR
dc.contributor.authorHornink, Gabriel Gerberpt_BR
dc.contributor.advisorGalembeck, Eduardo, 1968-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologiapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecularpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores de biologia - Formaçãopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherlanguageContinued formationen
dc.subject.otherlanguageBiology teachers, trainingen
dc.subject.otherlanguageBiology, study and teachingen
dc.subject.otherlanguageLesson planningen
dc.subject.otherlanguageEducational technologyen
dc.description.abstractResumo: Existe hoje um desequilíbrio entre os avanços tecnológicos e os processos de formação para uso das tecnologias no ensino brasileiro de forma reflexiva. O presente trabalho explorou o desenvolvimento de cursos de formação continuada para uso da informática no ensino de Biologia, assim como formas de analisar este processo, desenvolvendo um programa reflexivo e participativo. Participaram dos cursos professores de escolas públicas e privadas. Foram usados de 'softwares livres' educacionais voltados ao ensino médio de Biologia dentre os quais Nutrição, Ciclo de Vida em Vegetais, Movimentos de Plantas, Estômatos e Embriologia. Os cursos foram estruturados com conteúdos e atividades em ordem progressiva de dificuldade, dentro do contexto do uso das tecnologias no ensino, mesclando atividades práticas e teóricas. Os conteúdos teóricos abordados foram: teorias de aprendizagem e taxonomias educacionais (taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e taxonomia SOLO) e classificação de softwares educacionais. As atividades práticas foram: avaliação, planejamento e uso de softwares educacionais e trocas de experiências vivenciadas pelos professores. Incentivou-se fortemente o desenvolvimento de atividades envolvendo tecnologia nas condições reais de trabalho dos professores, visando o exercício da autonomia no planejamento e o oferecimento de aulas, bem como o compartilhamento das experiências de cada um. Houve três grupos de trabalho, dois exploratórios e um final. Para cada grupo, antes do início das atividades, foram investigadas as situações das escolas e dos professores com relação ao uso da informática. Ao término do curso foram aplicadas uma prova discursiva e um questionário de avaliação do mesmo. Os resultados obtidos da prova discursiva e da avaliação final permitem observar que os professores passaram a se sentir melhor preparados para utilizar a informática no ensino. Também ressaltaram a importância da abordagem dos aspectos teóricos para a prática docente e a interação com os demais professores. Considero que o processo de reflexão sobre o uso de novas tecnologias deve ser contínuo, pois este curso sozinho não teve, nem deveria ter, a pretensão de resolver os problemas da informática educativa, sendo necessária uma mudança de postura e de ação do corpo docente ao longo do tempopt
dc.description.abstractAbstract: There is a large gap between the advances in technology and their conscious use in the educational activities in Brazil. This work proposal is to design and offer continued education courses to stimulate the use of informatics in Biology education, evaluate the process of making teachers aware about using informatics in education, and to develop a reflexive and participative program in continued education to high school teachers. Teachers from both, public and private Brazilian nationwide high school have enrolled the courses. The teachers involved in this project had the opportunity of using and thinking about the applicability of educational free software. The software set explored in this work (Nutrition, Plant¿s Life Cycle, Movements in Plant, Stomates and Embryology) is part of the multimedia package Biology in Multimedia. The courses designs were based on the theoretical contents and practical activities concerning the use of informatics in education, the activities were gradually delivered according to the complexity of each required task. The theoretical contents discussed were the learning theories, educational taxonomys (Bloom¿s taxonomy and Solo Taxonomy) and education software classification. The practical approaches were based on evaluating, planning and using the selected software in their classes and practical experiences sharing inside the group. Discussions considering teachers¿ real work conditions and the development of activities with technology were strongly stimulated and the results obtained by each teacher were discussed with the group. The objective of these discussions was to stimulate teachers¿ autonomy in planning classes and apply their plans in their classes, integrating the use of informatics in their teaching activities. There were three work groups, two exploratory and one tail end. Before beginning the activities, each group was inquired about the schools and the teachers environment concerning the use of informatics. At the end of the course a test was applied (a final exam) as well as an investigative questionnaire. According to the teachers¿ evaluation, they felt great improvement in their capabilities to use informatics resources in their teaching activities. They also had stressed the importance of the theoretical aspects of the teaching practices and the interaction with other teachers. The critical thinking process about the use of new technologies must be continuously improved. This course did not have nor must it have the intention to be the solution for the problems of educative informatics. What is important in fact is to effectively stimulate the change in teachers¿ behavior and practice throughout the timeen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationHORNINK, Gabriel Gerber. Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres". 2006. 123p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/314112>. Acesso em: 6 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineBioquimicapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Biologia Funcional e Molecularpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCompiani, Mauriciopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLangoni, Francescopt_BR
dc.date.defense2006-02-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-06T16:37:49Z-
dc.date.accessioned2018-08-06T16:37:49Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-06T16:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hornink_GabrielGerber_M.pdf: 2426479 bytes, checksum: 9a5bfe6fa2498a0ea72ed5e0f0ddb21b (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/314112-
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