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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Dificuldades escolares : percepções das famílias e dos educadores
Title Alternative: School difficulties : perceptions of educators and students' families
Author: Junqueira, Paula Salve Pellegrinetti, 1988-
Advisor: Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Abstract: Resumo: A grande quantidade de alunos que apresenta dificuldades no processo de alfabetização motivou este estudo, que teve como objetivo geral a identificação e compreensão das queixas escolares e os fatores associados a elas na escola pública. Por meio de um estudo qualitativo, buscou-se também identificar e compreender a visão dos docentes e familiares com relação a estas queixas e alunos para assim desenvolver possíveis intervenções e orientações dentro deste contexto. Identifica-se a necessidade da compreensão de que o fracasso escolar, decorrente da dificuldade de aprendizagem, deve ser enxergado em sua multifatoriedade e principalmente dentro de seu contexto de relações. Os sujeitos desta pesquisa foram oito docentes das turmas de Ensino Fundamental I de uma instituição de ensino pertencente à rede pública, 21 alunos por elas selecionados devido à queixa escolar, de ambos os sexos (15 meninos e seis meninas), na faixa etária de sete a nove anos e 22 responsáveis por esses alunos. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis, reuniões informativas com as professoras e observações no contexto de sala de aula, visando conhecer as relações professor e aluno, aluno e escola, aluno e família e família e escola, assim como a identificação dos possíveis fatores associados ao processo de aprendizagem e suas dificuldades. A contribuição teórica da abordagem Sócio-Histórica foi utilizada como base para a compreensão desses fatores. Os resultados do estudo sugerem que uma compreensão multifacetada das dificuldades de aprendizagem, que extrapole os aspectos técnicos do conhecimento específico e incorpore dados da história, identidade e contexto de desenvolvimento podem ser úteis para o planejamento de atividades pedagógicas

Abstract: The large number of students with difficulties in the literacy process motivated this study, the general purpose of which was to identify and understand school complaints and factors associated with them in a public school. Using a qualitative study, the purpose was also to identify and understand the family's and the teachers¿ perceptions of the students and their school complaints to develop possible interventions and guidelines within this context. The study identifies the need to understand that academic failure due to learning difficulties must be seen from a multifactorial perspective and especially in the context of relationships. The subjects of this study were eight teachers from public Elementary School classes as well as a group of 21 students (15 boys and six girls aged seven to nine) selected by these teachers based on school complaints. The study also included 22 legal guardians of these students. Interviews were done with the legal guardians, informational meetings were held with the teachers, and participant observation was done on the context of the classroom, in an effort to become familiar with the different relations within this context (teacher-student, student-school, student-family and family-school) and of identifying possible factors associated with the students¿ learning process and their difficulties. The theoretical contribution of the Socio-Historical approach was used as the basis for understanding these factors. The results of the study suggest that it may be useful to plan educational activities using a multifactorial understanding of learning difficulties, which extrapolates the technical aspects of specific knowledge and incorporates historical data, identity and the context of development
Subject: Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Ensino público
Professores
Família
Editor: [s.n.]
Citation: JUNQUEIRA, Paula Salve Pellegrinetti. Dificuldades escolares: percepções das famílias e dos educadores. 2015. 141 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/313686>. Acesso em: 27 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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