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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Grupos educativos multiprofissionais e promoção a saude : a experiencia em um centro de saude-escola
Author: Granada, Gelso Guimarães
Advisor: L´Abbate, Solange, 1942-
L'Abbate, Solange, 1942-
Abstract: Resumo: O movimento da Reforma Sanitária Brasileira, fortemente influenciado pelos ideais da Promoção à Saúde, tem como concepção básica a saúde como agente central na transformação das condições de vida e na redução das iniqüidades sociais. Esta concepção implica na percepção da saúde como dependente do acesso digno a condições mínimas de trabalho, salário, moradia, alimentação, saneamento, transporte, lazer e educação. Para vencer as dificuldades de ordem teórica e prática na busca destes objetivos, têm-se procurado estratégias que dêem conta de implementar o SUS dentro dos princípios de integralidade, participação social, universalidade e eqüidade, eficiência e eficácia das ações, e na valorização dos trabalhadores do setor. A partir deste contexto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou analisar o processo de desenvolvimento de atividades de Educação em Saúde realizadas por equipes multiprofissionais, em um centro de saúde-escola, situado na cidade de Campinas-SP, com vistas a uma aproximação das possibilidades e limites observados neste tipo de abordagem para a Promoção à Saúde. Para atingirmos este fim realizamos a descrição e análise dessas práticas, através do método hermenêutico-dialético, conjugando técnicas de pesquisa documental e depoimentos dos técnicos e usuários deste serviço envolvidos neste processo. Ao final desse trabalho concluímos que as experiências em estudo apresentaram um bom resultado na manutenção das condições de vida e saúde dos usuários, para a prática docente-assistencial e no atendimento das finalidades do serviço em questão. Tais resultados sugerem um papel estratégico desse tipo de atividade na busca da Promoção à Saúde e na consolidação do SUS

Abstract: The Brazilian Sanitary Reform, strongly influenced by the ideals of Health Promotion, has as a basic conception the health as central agent in the transformation of the life conditions and in the reduction of the social iniquities. This conception implicates in the perception of the health as dependent of the worthy access to a minimum conditions of work, wage, home, feeding, sanitation, transport, leisure and education. To overcome the difficulties of theoretical and practical order in looking for these objectives, has been seeking strategies that give support of implementing SUS within of the integral principles, social participation, universality and justness, efficiency and effectiveness of the actions, and in the valorization of the workers' section. Starting from this context we accomplished a research of qualitative type that looked to analyze the process of development of Education in Health activities accomplished by multiprofessional teams in a health school center, located in Campinas-SP, with views to obtain an approach of the possibilities and limits observed in this type of approach for Health Promotion. For us to reach this purpose we did the description and analysis of these practices, through dialectical-hermeneutic method, conjugating techniques of documental research and the technicians' depositions and users of this service involved in this process. At last we concluded that the experiences in the study presented a good result in the maintenance of the life conditions and the users' health, for the educational-assistencial practice and in the attendance of the purposes of the service in subject. These results suggest a strategic paper of this activity type in the search of Health Promotion and in the consolidation of SUS
Subject: Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Autonomia
Saúde pública - Brasil
Saúde - Métodos de ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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