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Type: TESE DIGITAL
Title: Proposta de cuidado de enfermagem à criança autista : contribuições da psicanálise
Title Alternative: Proposal nursing care to the autistic child : psychoanalysis contributions
Author: Paiva e Silva, Rebecca Bronzatto, 1988-
Advisor: Toledo, Vanessa Pellegrino, 1973-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo propor que o enfermeiro, ao assumir sua posição de agente terapêutico, utilize o acompanhamento terapêutico como instrumento para prestar assistência de enfermagem a crianças autistas à luz da psicanálise. Justifica-se pela constatação, na literatura, da dificuldade do preparo teórico dos enfermeiros na área da saúde mental e enfermagem psiquiátrica, principalmente dos que atuam com crianças autistas. Muitos têm buscado o preparo em cursos extracurriculares, entre eles o de formação em psicanálise. A orientação psicanalítica pode contribuir no tratamento da criança autista, tentando explicar os sintomas expressos por meio da falha da função materna, foraclusão da metáfora do Nome do pai entre outros conceitos. Consiste em um estudo teórico que foi realizado a partir de artigos indexados nas bases de dados, livros que abordam a constituição da psique infantil e dos seminários III e IV de Lacan e se subdividiu em duas fases. A primeira constituiu em conhecer os pressupostos teóricos do acompanhamento terapêutico e estabelecer sua relação com a prática clínica do enfermeiro no campo da saúde mental, por meio da elaboração de uma metassíntese. A segunda fase foi apreender a estrutura da formação psíquica da criança para abordar o funcionamento psíquico do autista a partir do complexo de Édipo. A partir dos significantes que constituem a organização do complexo de Édipo, foi reconhecido o estádio no qual, possivelmente, ocorre a falha que ocasiona o autismo na criança. Sendo assim, o enfermeiro, exercendo sua função de agente terapêutico, pode utilizar o acompanhamento terapêutico como instrumento de trabalho na assistência de crianças autistas por meio das três propostas de intervenções: A ¿ implementação do acompanhamento terapêutico como possibilidade de intervenção para inserção do terceiro elemento, repertório simbólico, construção do laço social e aumento dos significantes para a criança; B - reconhecimento da relação pais e filhos e C - leitura dos acontecimentos do dia a dia: banho como lugar para leitura e cuidados corporais

Abstract: This research aims to propose that the nurse to assume his therapeutic agent position use the therapeutic accompaniment as a instrument to provide nursing care to autistic children in the illumination of psychoanalysis. Justified by the evidence in the literature of the difficulty of theoretical preparation of nurses in mental health and psychiatric nursing, especially those who work with autistic children. Many have sought to prepare in extracurricular courses, including training in psychoanalysis. The psychoanalytic orientation can contribute to the treatment of autistic children, trying to explain the symptoms expressed by the failure of the maternal function, foreclosure father's name metaphor and other concepts. It consists of a theoretical study that was conducted from articles indexed in databases, books that address the establishment of child psyche and seminars III and IV of Lacan and was divided into two stages. The first consisted to connection the theoretical assumptions of the therapeutic accompaniment and establish its relationship with the clinical practice of nurses in the mental health field, through the development of a meta-synthesis. The second stage was to grasp the psychic formation of children structure to address the psychological functioning autism from the Oedipus complex. From the signifiers that constitute the Oedipus complex the organization, the stadium in which possibly the failure occurs that causes autism in children was recognized. Thus, the nurse exercising their therapeutic function can use the therapeutic accompaniment as a working instrument for the care of autistic children through the three proposed interventions: A - implement the therapeutic accompaniment as a possible intervention for the third element insertion, symbolic repertoire, construction of social ties and increasing significant for the child; B - To recognize the relationship parents and children and C - Read the events of everyday life: bath as a place for reading and body care
Subject: Complexo de édipo
Criança
Transtorno autístico
Psicanálise
Enfermagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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