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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Processamento fonológico, leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento e crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Title Alternative: Phonological processing, reading, writing in children with developmental dyslexia and children with attention déficit hyperactivity disorder
Author: Ferreira, Tais de Lima, 1978-
Advisor: Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Abstract: Resumo: O objetivo geral deste estudo foi verificar o processamento fonológico, leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento e em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. O objetivo específico foi comparar o desempenho de processamento fonológico, leitura, escrita entre a dislexia do desenvolvimento e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e levantar quais os aspectos diferenciam os sujeitos entre si. Participaram 51 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 14 anos, divididas em três grupos: GDD ¿ 17 crianças com o diagnóstico de Dislexia do Desenvolvimento; GTH ¿ 17 crianças com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; GC ¿ 17 crianças sem dificuldades de aprendizagem ou atencionais. As crianças de GDD e GTH foram avaliadas no Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem do Hospital de Clínicas/UNICAMP e as crianças do GC foram avaliadas em duas escolas públicas na cidade de São Carlos (SP). Foram realizadas avaliações individuais utilizando os instrumentos: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS), Prova de Nomeação Automática Rápida (RAN), Protocolo de Avaliação de Memória de Trabalho (PMT), Prova de Nível de Leitura, Prova de Velocidade de Leitura Oral, Prova de Leitura e Escrita sob Ditado de Palavras Reais e Inventadas. Os dados foram analisados estatisticamente por meio do Programa SPSS. Os resultados deste estudo indicaram que as crianças com Dislexia do Desenvolvimento apresentaram piores médias de desempenho em consciência fonológica e nomeação automática rápida e as crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade apresentaram pior desempenho em memória de trabalho. Em relação à leitura e escrita, as crianças com Dislexia do Desenvolvimento apresentaram piores médias de desempenho em nível de leitura, velocidade de leitura oral, compreensão leitora, leitura e escrita de palavras reais de alta e baixa frequência e pseudopalavras quando comparadas às crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. As diferenças estatísticas entre GDD e GTH indicaram que no processamento fonológico os grupos se diferenciam em exclusão e transposição fonêmica. Na leitura, GDD e GTH se diferenciam em leitura de palavras reais e irregulares de alta e baixa frequência, leitura de palavras regulares de alta frequência e em leitura de palavras inventadas. Na escrita, GDD e GTH se diferenciam em escrita de palavras reais de alta frequência e em palavras inventadas. Conclui-se que as crianças com dislexia do desenvolvimento e as crianças com transtorno do déficit de atenção tem semelhanças e diferenças no desempenho em processamento fonológico, leitura e escrita e neste estudo elas puderam ser diferenciadas pelo desempenho em exclusão e transposição fonêmica e em leitura, leitura e escrita de palavras reais e inventadas de alta e baixa frequência. Ressalta-se a importância da avaliação multidisciplinar e do olhar clínico aguçado para a realização da análise dos dados e do diagnóstico diferencia

Abstract: The purpose of this study was to evaluate phonological processing, reading, and writing in children with developmental dyslexia (DD) and attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD). Its objective was to compare these activities across the study groups and indicate relevant distinctions. Participants were 51 children, of both genders, ages 8 to 14. Subjects were categorized by three groups: 17 children diagnosed with developmental dyslexia, 17 children diagnosed with ADHD, and a control group (CG) comprising 17 children without learning disabilities or attentional deficits. The DD and ADHD groups were evaluated at the Neurological Learning Disabilities Clinic of the Hospital de Clínicas, Universidade Estadual de Campinas, and the CG subjects were evaluated in two public schools in São Carlos, SP. Individual evaluations were performed using the following instruments: sequential evaluation instrument (CONFIAS), rapid automatized naming test, working memory assessment protocol, reading level test, oral reading speed test, and test of reading and writing dictated words and non-words. Data were statistically analyzed using SPSS. Study results indicate that children with developmental dyslexia and those with attention-deficit disorder present different profile changes in phonological processing, reading, and writing. Children with developmental dyslexia had worse performance averages in phonological awareness and rapid automatized naming, and children with ADHD exhibited worse performance averages in working memory. In regard to reading and writing, children with developmental dyslexia had worse performance averages in reading level, oral reading speed, reading comprehension, and reading and writing high- and low-frequency words and non-words compared to children with ADHD. The statistical deviations between the DD and ADHD groups indicate that they differ in phonological processing concerning phonemic exclusion and transposition. In reading, the DD and ADHD subjects differ in reading irregular words of high and low frequency, regular words of high frequency, and non-words. In writing, they differ in writing high-frequency words and non-words. Children with DD and ADHD present both similarities and differences in phonological processing, reading, and writing. The study¿s findings of distinctions in exclusion and phonemic transposition, as well as reading and writing words and non-words of high and low frequency, underscore the importance of multidisciplinary assessment and a keen clinical eye in conducting data analysis and differential diagnosis
Subject: Leitura
Dislexia
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Avaliação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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