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Type: TESE
Title: Práticas corporais e usos do corpo investigados através da história oral em narrativas de velhos
Title Alternative: Bodily practices and body uses investigated through the oral history in narratives of elderly people
Author: Álvares, Letícia Castilho, 1984-
Advisor: Simson, Olga Rodrigues de Moraes von, 1943-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa investigou experiências de práticas corporais e usos do corpo em narrativas construídas por velhos. Estas experiências, narradas pelos sujeitos idosos, compreenderam não somente aquelas vividas na fase de vida atual de velhice, mas também aquelas vivenciadas na infância, juventude e idade adulta. As narrativas foram coletadas por meio de entrevistas realizadas com quatro sujeitos idosos, participantes de um projeto de extensão universitária, denominado "Projeto Educação Física para Terceira Idade", o qual está vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em seu Departamento de Educação Física. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a História Oral, também denominada por Método Biográfico, a qual guiou todas as etapas do processo investigativo. Dentro da metodologia da História Oral, fez-se uso da técnica de coleta de depoimentos orais, uma vez que o idoso entrevistado foi convidado a narrar sobre sua história de vida relacionada, especialmente, aos temas de interesse desta pesquisa. Por meio de um roteiro de temas a serem abordados nas entrevistas com os idosos, foram investigadas não somente as práticas corporais que foram experienciadas por esses sujeitos ao longo de suas vidas ¿ como, por exemplo, jogos, brincadeiras, esportes, danças, lutas, capoeira, ginásticas, etc. ¿ mas investigaram-se também experiências relacionadas a dimensões das vidas desses sujeitos entrevistados, como trabalho e aposentadoria, educação formal, educação informal, educação não formal, lazer, cidades em que residiu, práticas de cuidado e saúde, descendência familiar e espiritualidade. Pôde-se perceber que os dados empíricos, obtidos nesta pesquisa, foram concordes com os preceitos teóricos de autores que tematizam o corpo e as práticas corporais, compreendendo-os como produtos de construção de caráter sociocultural. Ter abordado nas entrevistas com os idosos estas dimensões citadas acima, para além de ter simplesmente perguntado sobre as práticas corporais que foram vivenciadas por eles ao longo de suas vidas até o presente momento de velhice, possibilitou o reconhecimento da importância do contexto sociocultural no processo de construção do corpo e das experiências de práticas corporais realizadas pelos sujeitos

Abstract: This research investigated the experiences of bodily practices and uses of the body in narratives constructed by old people. These experiences, narrated by elderly individuals, involved not only those experienced in the current phase of life of old age, but also those experienced in childhood, youth and adulthood. The narratives were collected through interviews with four elderly individuals that participate in a university extension project, called Projeto Educação Física para Terceira Idade [Project Physical Education for Third Age], which is linked to the Universidade Federal de Minas Gerais [Federal University of Minas Gerais], at Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional [School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy], in its Departamento de Educação Física [Department of Physical Education]. The methodology used in this research was the Oral History, also called as Biographical Method, which guided all stages of the investigative process. Within the methodology of Oral History, was made use of the technique of collecting oral testimonies, since the old individuals were invited to narrate about their history of life related to the topics of interest of this research. Through a script of topics to be addressed in interviews with the elderly individuals, were investigated not only the bodily practices that were experienced by them throughout their lives ¿ eg, games, sports, dances, struggles, capoeira, gymnastics, etc. ¿ but also investigated experiences related to dimensions of the lives of these interviewees, such as work and retirement, formal education, informal education, non-formal education, leisure, cities in which they resided, health and care practices, family descendants and spirituality. It could be perceived that the empirical data obtained in this research were in agreement with the theoretical precepts of authors that investigate the body and bodily practices, understanding them as products of sociocultural construction. Have approached in the interviews with the elderly ones these dimensions mentioned above, in addition to having just asked about bodily practices that were experienced by them throughout their lives until now old, allowed the recognition of the importance of the sociocultural context in the construction process of the body and experiences of bodily practices performed by the individuals
Subject: Corpo humano
Idosos
Narrativas pessoais
Educação física
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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