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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Engajamento em atividades avançadas de vida diária e o desempenho cognitivo em idosos da comunidade = estudo FIBRA-Unicamp = Engagement in advanced activities of daily living and cognitive performance in older adults: FIBRA Study-Unicamp
Title Alternative: Engagement in advanced activities of daily living and cognitive performance in older adults : FIBRA Study-Unicamp
Author: Sposito, Giovana, 1981-
Advisor: Yassuda, Mônica Sanches
Abstract: Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as associações entre o engajamento em atividades avançadas de vida diária (AAVD) e o desempenho cognitivo em idosos da comunidade. Os dados foram extraídos do estudo de base populacional, intitulado Fragilidade em Idosos Brasileiros (FIBRA-Unicamp). A amostra foi composta por 2.549 idosos sem comprometimento cognitivo sugestivo de demência, sendo 65,71% mulheres, com idade média de 72,32 anos (±5,55) e escolaridade de 4,37 anos (±3,99). Foram coletadas informações sobre características sociodemográficas (gênero, idade, escolaridade e renda familiar) e condições de saúde (número de doenças relatadas e sintomas depressivos). As AAVD autorrelatadas foram agrupadas em físicas, sociais e intelectuais. O desempenho cognitivo foi avaliado pelo Mini Exame do Estado Mental (MEEM), considerando a pontuação global e os domínios de orientação, memória, atenção e cálculo, linguagem e praxia construtiva. Os escores médios do MEEM foram significativamente maiores entre os homens, os indivíduos mais jovens e aqueles que tinham maior escolaridade, maior renda, menos doenças relatadas e não apresentavam sintomas depressivos. As análises de regressão linear multivariada e análise de regressão hierárquica realizada em blocos (variáveis sociodemográficas, condições de saúde e AAVD físicas, sociais e intelectuais) mostraram que o engajamento em AAVD intelectuais foram associados positivamente com o escore total do MEEM (p=<0,01, R2=0,014 e p=<0,01, R2=0,013 respectivamente). Em relação aos domínios cognitivos, embora modesta, a análise de regressão multivariada mostrou associação entre as AAVDs intelectuais e os domínios de orientação, atenção/ cálculo, linguagem e praxia construtiva (p=0,017, R2=0,005; p=<0,042, R2=0,008; p=<0,001, R2=0,021 e p=<0,001, R2=0,021 respectivamente). As AAVD sociais se associaram aos domínios de memória (p=0,024, R2=0,002) e linguagem (p=0,023, R2=0.004). Não houve associação entre o engajamento em AAVD físicas e o desempenho cognitivo. Anos de escolaridade e maior renda familiar foram as variáveis que se associaram de forma mais robusta ao escore total do MEEM e seus domínios (com exceção apenas entre renda familiar e memória). Os resultados sugerem que o engajamento em AAVD sociais e intelectuais podem ter um papel protetor no envelhecimento cognitivo e que o engajamento em AAVD pode representar uma estratégia viável para a promoção da saúde mental entre os idosos

Abstract: This study aimed to investigate the relationship between the engagement in advanced activities of daily living (AADL) and cognitive performance in community-dwelling seniors. The data presented is drawn from the population-based study Frailty Profile of Elderly Brazilians (FIBRA-Unicamp). The sample comprised 2.549 older adults without cognitive impairment suggestive of dementia, and 65.71% females, mean age of 72.32 years (±5.55) and education of 4.37 years (±3.99). Information on sociodemographic characteristics were collected (gender, age, education and family income) and health conditions (number of diseases and depressive symptoms). The self-reported AADL were grouped into physical, social and intellectual. Cognitive performance was assessed using the Mini Mental State Examination (MMSE), considering the global score and guidance fields, memory, attention and calculation, language and constructive praxis. The mean scores of MMEE were significantly higher among men, younger individuals and those who had more education, higher income, less related diseases and had no depressive symptoms. The analysis of multivariate linear regression and hierarchical regression analysis performed in blocks (sociodemographic variables, health and physical, social and intellectual AADL) have shown that engaging in intellectual AADL were positively associated with total MMSE score (p=<0.01, R2=0.014 and p=<0.01, R2=0.013 respectively). Regarding cognitive domains, though modest, multivariate regression analysis showed an association between the intellectual AADL and guidance fields, attention / calculation, language and constructive praxis (p=0.017, R2=0.005; p=<0.042, R2=0.008; p=<0.001, R2=0.021 e p=<0.001, R2=0.021 respectively). Social AADL joined the domains of memory (p=0.024, R2=0.002) e language (p=0,023, R2=0.004). There was no association between engaging in vigorous physical AADL and cognitive performance. Years of education and family income were the variables associated more robustly to the total MMSE score and your domains (except only between family income and memory). The results suggest that engagement in social and intellectual AADL may have a protective role in cognitive aging and engaging in AADL may represent a viable strategy for promoting mental health among the elderly
Subject: Atividades cotidianas
Participação social
Atividade física
Cognição
Idosos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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