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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Influência de fatores biológicos e ambientais sobre o desenvolvimento de lactentes com indicadores de risco para deficiência auditiva
Title Alternative: Influences of biological and environmental factors on the development of infants with hearing impairment indicators
Author: Araujo, Danielle Mendonça, 1989-
Advisor: Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro, 1955-
Abstract: Resumo: Introdução: Lactentes com indicadores de risco têm maior probabilidade de apresentar atrasos ou distúrbios do desenvolvimento. Nos programas de triagem auditiva neonatal, além de se avaliar a audição, identificam-se os neonatos com indicadores de risco para deficiência auditiva (IRDA) progressiva ou de aparecimento tardio e esses são acompanhados em programas de monitoramento do desenvolvimento auditivo. Visto que os indicadores de risco são comuns a outros domínios do desenvolvimento e que as respostas auditivas são expressas por comportamentos motores, equipes multiprofissionais devem ser formadas para a avaliação do desenvolvimento integral. Sendo assim, o fisioterapeuta pode contribuir na análise dos comportamentos, principalmente relacionados à motricidade. Além dos indicadores de risco biológicos, o ambiente em que o lactente está inserido pode determinar o desfecho do desenvolvimento infantil. Ambientes favoráveis são dependentes da quantidade e qualidade de recursos que possibilitam ações motoras. Objetivo: Verificar se indicadores de risco para surdez e/ou affordances ambientais correlacionam-se ao desenvolvimento global de lactentes. Método: Pesquisa observacional de caráter exploratório, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, na qual o desenvolvimento global de um grupo de 77 lactentes com IRDA (GE- Grupo de Estudo) foi comparado a um grupo de 77 lactentes sem os indicadores (GC- Grupo Comparado). Os grupos também foram avaliados quanto às affordances ambientais. A faixa etária dos lactentes foi de 8 e 10 meses. Os lactentes de ambos os grupos obtiveram resultado "passou" no teste de Emissões Otoacústicas. Avaliou-se a cognição, linguagem e motricidade por meio das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil (BAYLEY-III) e o ambiente domiciliar pelo questionário Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor - Escala Bebê (AHEMD-IS). Utilizou-se o Composite Score da BAYLEY-III e o Escore Total do questionário AHEMD-IS para interpretação e análise dos dados. Foram realizadas estatísticas descritivas das variáveis estudadas e aplicados testes de correlação com o propósito de verificar as associações investigadas. Resultados: Os indicadores de risco mais frequentes foram histórico familiar (25,6%) e hiperbilirrubinemia (24,4%). No GE 16,8% dos lactentes apresentou atrasos em pelo menos um domínio do desenvolvimento. Houve diferença estatisticamente significativa nos domínios motor (p=0,0001), cognitivo (p=0,001) e de linguagem (p=0,0304), com melhor desempenho no GC. A escolaridade materna foi estatisticamente maior no GC (p=0,0015), entretanto não foi possível associá-la aos déficits nos domínios BAYLEY-III. Quanto ao ambiente domiciliar, 70,2% dos domicílios do GE classificou-se em "Menos que o adequado" ou "Moderadamente adequado", enquanto no GC o valor foi de 50,7%. Não houve correlação estatística entre os domínios da BAYLEY-III e o AHEMD-IS, também não foi possível determinar estatisticamente quais indicadores específicos geraram piores resultados no desenvolvimento do GE. Conclusão: O desenvolvimento médio dos lactentes com IRDA está abaixo comparado aos lactentes sem indicadores. Acredita-se que a dificuldade em determinar fatores isolados que ocasionam os atrasos relacionam-se ao fato deles atuarem de forma combinada e indissociada, fatores ambientais e biológicos. O acompanhamento integral e por equipes interdisciplinares dessa população possibilita que os atrasos no desenvolvimento sejam detectados precocemente

Abstract: Introduction: Infants with risk factors are more likely to experience delays or developmental disorders. Neonatal hearing screening programs, besides evaluating the hearing, also identifies newborns with risk factors for hearing loss (IRDA) progressive or late onset and these are accompanied in monitoring programs of auditory development. Given that the risk factors are common to other areas of development and the auditory responses are expressed by motor behaviors, multidisciplinary teams should be formed to evaluate the neurodevelopment. Thus, the physiotherapist is fundamental for the analysis of behaviors related mainly to the motor development. In addition to the risk indicators, the environment in which the infant is inserted may determine the outcome of child development. Favorable environments are dependent on the quantity and quality of resources that enable interactions. Objective: To evaluate if risk indicators for hearing impairment and/or environmental affordances correlate to the overall development of infants. Methodology: Observational exploratory research, with cross-sectional design and quantitative approach, in which the overall development of a group of 77 infants with IRDA (GE-study group) was compared to a group of 77 infants without the indicators (GC- compared group). The groups were also evaluated according to environmental affordances. The age of the infants was between 8 and 10 months. The infants in both groups achieved result "passed" in the otoacoustic emissions test. The study evaluated the cognitive, language and motor skills through the Bayley Scales of Infant Development (Bayley-III) and the home environment by Affordances questionnaire in the Home Environment for Motor Development - Scale Baby (AHEMD-IS). The study used the Composite Score of Bayley-III and Score Total AHEMD-IS questionnaire for interpretation and analysis. Descriptive statistics of the variables studied and correlation tests were applied to verify the associations investigated. Results: The most frequent risk indicators were family history (24.6%) and hyperbilirubinemia (24.4%). In GE, 16.8% of the infants presented delays in at least one domain of development. There was a statistically significant difference in the motor (p=0.0001), cognitive (p=0.001) and language (p=0.0304) domains, with better performance in GC. Mother¿s advance in school was statistically higher in GC (p=0.0015), though it was not possible to associate it to the deficits in the BAYLEY-III domains. Regarding home environment, 70.2% of the households of GE was classified in "less than adequate" or "moderately adequate", while in GC the value was 50.7%. There was not a statistic correlation between DBAYLEY-III and AHEMD-IS domains, and it was not possible to determine statistically which specific indicators generated the worst results in the GE development. Conclusion: The average development of the infants with IRDA is low when compared to the indicator-free infants. It is suggested that the difficulty on determining isolated factors that lead to delays are related to the fact that they act in a combined and undissociated manner, environmental and biologic factors. The integral follow-up by multidisciplinary teams of this population allows the delays in development to be detected early
Subject: Desenvolvimento infantil
Fatores de risco
Meio ambiente
Perda auditiva
Lactentes
Editor: [s.n.]
Citation: ARAUJO, Danielle Mendonça. Influência de fatores biológicos e ambientais sobre o desenvolvimento de lactentes com indicadores de risco para deficiência auditiva. 2016. 1 recurso online ( 83 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312867>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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