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Type: TESE
Title: Educação permanente em saúde para gestores : qualificação do cuidado e gestão democrática
Title Alternative: Continuing education in health for managers : qualificatin of care and democratic management
Author: Gigante, Renata Lúcia, 1964-
Advisor: Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Abstract: Resumo: Nesse estudo objetivamos analisar processos de Educação Permanente (EP) em Saúde para gestores da rede municipal de Campinas/SP, com a intenção de verificar as contribuições da EP, percebidas pelos envolvidos, na qualificação de suas práticas gestoras. Teve como universo da pesquisa os serviços públicos de saúde de Campinas, particularmente o Distrito de Saúde Sul. Para atingir os objetivos, realizou-se um estudo com abordagem metodológica qualitativa, composto com três estratégias metodológicas: análise documental, observação participante do processo de EP e grupo focal com os envolvidos. Os materiais produzidos em campo foram analisados através da construção de narrativas. Utilizou-se abordagem construtivista que buscou não somente compreender o contexto, mas também propor alternativas e buscar soluções. O conjunto do material mostra que os programas de educação permanente em saúde para gestores desenvolvidos contribuíram com a continuidade do processo de amadurecimento dos gestores. Com relação à incorporação da prática da educação permanente nas unidades, os gestores percebem-se mais potentes na interlocução dialógica com a equipe, superando uma postura normativa e adotando uma postura interativa na relação gestor-equipe. A capilarização da EP para as unidades de saúde se deu de forma singular sendo que o enfoque recaiu mais no modo de operar do que na tentativa de reprodução do vivido. Embora a abordagem metodológica tenha partido da leitura e problematização da realidade, os gestores sentiram falta de um aporte teórico que desse suporte, junto com a troca de experiências para solucionar os problemas da prática gestora. Destacamos ao final o reconhecimento de todos os atores participantes do estudo da importância dos processos educativos realizados para preservação de espaços coletivos com vistas à democratização da gestão

Abstract: In this study, we aimed to analyze the process of Continuing Education (CE) in Health, for managers from the municipal health system of Campinas / SP to verify the contributions of CE perceived by the individuals involved in qualifying their management practices. The research universe was the public health services of Campinas, particularly the Southern Health District. To achieve the objectives, we performed a study with a qualitative methodological approach consisting of three methodological strategies: document analysis, participant observation of the CE process, and a focus group with the individuals involved. The materials produced in the field were analyzed by constructing narratives. We used a constructivist approach that aimed to not only understand the context, but also propose alternatives and find solutions. The material shows that the programs of continuing education in health developed for managers contributed for continuing the maturation process these professionals. Regarding the incorporation of the CE practices at the units, managers feel the powerful effects of dialogue with the team, overcoming a normative approach and adopting an interactive attitude in the relationship manager-staff. The capillarity of the CE for the health units occurred in a natural and continuous way, and the focus was more on how to operate than the attempt to reproduce the lived experience. Although the methodological approach has been from the reading and problematization of the reality, managers felt the lack of a theoretical basis that supported along with the exchange of experiences to solve the problems of the management practice. At the end, we emphasize for all the actors involved in the study the importance of educational processes to preserve collective spaces aimed to the democratic management
Subject: Educação em saúde
Educação permanente
Gestão em saúde
Gestão democrática
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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