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Type: TESE
Title: Significados psicológicos do abandono do tratamento ambulatorial nos transtornos alimentares na visão dos pacientes : um estudo clínico-qualitativo
Title Alternative: Psychological meanings of dropout in eating disorders from the viewpoint of outpatients : a clinical-qualitative study
Author: Seidinger, Flávia Machado, 1973-
Advisor: Turato, Egberto Ribeiro, 1954-
Abstract: Resumo: O abandono do tratamento, questão cara à saúde pública, constitui preocupação nos transtornos alimentares, pelos altos índices, bem como pelos resultados insatisfatórios no tratamento e pela gravidade do quadro. O presente estudo teve por objetivo compreender o fenômeno do abandono do tratamento ambulatorial nos transtornos alimentares a partir dos significados atribuídos por pacientes que vivenciaram tal experiência. Utilizando-se do método clínico-qualitativo, entrevistas em profundidade orientadas por roteiro semiestruturado foram colhidas, gravadas e transcritas na íntegra. Oito pacientes com ?18 anos que abandonaram o tratamento especializado em ambulatório de hospital universitário público compõem amostra fechada por critério de saturação dos dados. Foi pressuposto que o abandono do tratamento guardasse relação com aspectos psicológicos próprios a esses transtornos. A fundamentação teórica foi ancorada no referencial psicodinâmico, e os achados também são analisados à luz de revisão da literatura científica atual. Foram identificadas oito categorias de conteúdo originadas por enunciação, apresentadas em três grupos. Encontradas como denominadores comuns a todas as demais categorias, enquanto significados psicológicos do abandono para os participantes, as seguintes categorias dizem respeito à psicodinâmica ligada ao abandono, sendo, portanto, categorias centrais: 1.a) "Uma escravidão ao vício, compulsivamente" ¿ dimensão aditiva da anorexia e bulimia e 1.b) "Me senti abandonada, então abandonei" ¿ acting out da fantasia de abandono. Por sua vez, as categorias secundárias relacionam-se diretamente às centrais e revelam mecanismos que participam do fenômeno do abandono: 2.a) "Não gosto que as coisas saiam do meu controle" ¿ abandono como alívio, 2.b) "Anorexia é uma coisa para a vida inteira" ¿ apego/adesão ao sintoma e 2.c) "Eu me dei alta" ¿ melhora suficiente e cura. Por último, por corresponderem aos significados da faceta "tratamento" implicada no objeto "abandono", as categorias consideradas colaterais por serem relativas ao tratamento: 3.a) "No começo eu não aceitava como doença" ¿ negação inicial e superação, 3.b) "Um tratamento dentro do tratamento" ¿ lugar dado à palavra e 3.c) Da "aliança ao vício" à aliança terapêutica como laço. Os resultados confirmam pressuposto do estudo. Os significados revelam elementos simbólicos que permitem melhor compreensão do fenômeno e apontam proximidade às adicções. Dentre os aspectos psicodinâmicos destacam-se: dificuldades com o controle e no campo interpessoal, impulsividade e condutas atuadas; sugerem a importância do laço a ser construído com a equipe, no manejo clínico, inclusive nas recaídas, frente à dinâmica aditiva. Com possível impacto na adesão e nos resultados do tratamento, o estudo aponta ramificações e possibilidades para a terapêutica desta clínica carente de avanços

Abstract: Dropout, a relevant issue for public health, in the case of Eating Disorders is concerning due to the high rates, severity of disorders and poor outcomes. The present study aims at understanding outpatient treatment dropout in eating disorders from meanings attributed by patients to their dropout experiences. It was assumed that dropout could be related to psychological aspects of these disorders. It was conducted a qualitative study adopting the clinical-qualitative approach. The sample, set according to data saturation criteria included eight ?18 years old patients that dropped out of specialized outpatient treatment in a public university hospital. Eight semi-structured interviews have been collected in-depth recorded and fully transcribed. The theoretical basis is grounded in psychodynamic references and the findings are also analysed under the scope of current scientific literature review. Eight content categories originated by enunciation are analysed, clustered in three groups. Found as common denominators to other categories, as psychological meanings of drop out to participants, the following categories refer to the psychodynamic linked to drop out, thus being central categories: 1.a) "Enslavement to addiction (compulsively)" ¿ addictive dimension of anorexia and bulimia, and 1.b) "I¿ve felt abandoned, so I dropped out" ¿ acting-out the fantasy of abandonment. Secondary categories are directly related to the central ones and reveal mechanisms participating in the drop out phenomenon: 2.a) "I don¿t like if things get out of my control" ¿ dropout as relief, 2.b) "Anorexia is for life" ¿ attachment/adherence to the symptom and 2.c) "I¿ve discharged myself" ¿ sufficient improvement and cure. In a collateral plane, corresponding to meanings related to the "treatment" facet implicated in the object "dropout", there are the categories related to treatment: 3.a) "At first I didn¿t accept it as a disease" ¿ initial denial and overcoming, 3.b) "A treatment inside the treatment" ¿ the place given to the word and 3.c) From "alliance to addiction" to therapeutic alliance as a bond. The results confirmed the study¿s assumption. The meanings points symbolic elements that allow for a better comprehension of the phenomenon, revealing the proximity between addictions and psychodynamic aspects such as: interpersonal difficulties, impulsivity and acting out conduct. These suggest the importance of the therapeutic bond to be built with the treatment team, in clinical management, including relapse, in face of the addictive dynamics. The study signals ramifications and new possibilities to the clinical practice in eating disorders, with possible impact in compliance
Subject: Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Pesquisa qualitativa
Comportamento aditivo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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