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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Disturbios cognitivos na epilepsia
Author: Stella, Florindo
Advisor: Maciel Junior, Jayme Antunes, 1948-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa trata das relações entre Epilepsia - Crises Parciais Complexas - e performance cognitiva. O estudo teve, como respaldo teórico e prático, a abordagem neuropsicológica, cuja temática destaca as interconexões que permeiam a interface de cérebro e mente. Com o propósito de estudarmos as relações entre condição epiléptica e processos cognitivos, estabelecemos os seguintes objetivos: 1) Caracterização neuroclínica dos pacientes portadores de Epilepsia; 2) Investigação neuropsicológica das funções cognitivas; e 3) Fornecimento de subsídios para a discussão sobre a preservação da qualidade cognitiva dos sujeitos epilépticos. Foram estudados 50 sujeitos, de ambos os sexos, com idade entre 19 e 49 anos, portadores de crises epilépticas, em tratamento regular no Setor de Neuroepilepsia da Universidade Estadual de Campinas, SP. Estes sujeitos constituíram o Grupo dos Pacientes. As crises epilépticas eram classificadas como Crises Parciais Complexas - com distúrbios da condução bioelétrica cerebral e alteração do estado de consciência. Essas crises poderiam, ou não, ser precedidas por Crises Parciais Simples e evoluir, ou não, para Generalização Secundária. Com a finalidade de compararmos os resultados da investigação dos pacientes com os sujeitos normais, estudamos, também, um grupo de 20 pessoas que formaram o Grupo de Contraste. Os membros deste grupo mantinham características semelhantes às do Grupo de Pacientes, como condição sócio econômica, fatores culturais, atividades profissionais e grau de escolaridade. Os procedimentos metodológicos resumiram-se em: 1) Diagnóstico Clínico de Epilepsia e das Crises Parciais Complexas. 2) Avaliação Neuropsicológica através dos seguintes instrumentos: Teste de Atenção Concentrada (Toulouse-Piéron), Teste de Memória (Wechster) e Teste de Inteligência para Adultos (Wechsler-Bellevue) - Funções Lógicas. Além disso procuramos correlacionar determinados aspectos da condição epiléptica e atividade cognitiva, incluindo a frequência das crises, cronicidade das mesmas, data da última crise, eletrencefalograma, neuroimagem e doença de base lesionai (SPECT Cerebral HMPAO Tc 99m Interictal, Ressonância Nuclear Magnética e Tomografia Computadorizada de Crânio). 3) Apresentação de subsídios aos Profissionais de Saúde sobre a necessidade de se preservar a qualidade cognitiva dos pacientes epilépticos. Os resultados da Avaliação Neuropsicológica mostraram os dados que se seguem. No Teste de Atenção Concentrada (Toulouse-Piéron), no segmento Certos, o Grupo de Contraste obteve a média de 207,7 pontos, enquanto que o Grupo dos Pacientes, a média de 189,3 pontos (p< 0,05). No segmento Erros e Ausências, o Grupo de Contraste obteve a média de 13,4 pontos, e o Grupo dos Pacientes, 40,4 pontos (p <0,05). E, no segmento Tempo, o Grupo de Contraste despendeu a média de 683 segundos para a execução do Teste, enquanto que o Grupo dos Pacientes, demorou a média de 727 segundos (p> 0,05). Em Armazenamento e Recuperação (Wechster), o Grupo de Contraste obteve a média de 11,0 pontos, e o Grupo dos Pacientes, a média de 5,5 pontos (p <0,05). Em Memória Recente (Wechster), o Grupo de Contraste alcançou a média de 15,4 pontos, enquanto que o Grupo dos Pacientes, a média de 11,4 pontos (p <0,05). Em Memória Imediata (Wechster), o Grupo de Contraste obteve a média de 38,0 pontos, enquanto que o Grupo dos Pacientes alcançou a média de 27,0 pontos (p <0,05). O Teste de Inteligência para Adultos para (Wechsler-Bellevue) - Funções Lógicas - apresentou os resultados que se seguem, de acordo com seus respectivos Subtestes, No Subteste Estorietas, o Grupo de Contraste alcançou a média de 18,7 pontos, e o Grupo dos Pacientes, a média de 13,7 pontos (p <0,05). No Subteste Compreensão, a média de pontos do Grupo de Contraste foi de 5,7 e a média de pontos do Grupo dos Pacientes foi de 3,1 (p <0,05). No Subteste Completamento de Figuras, o Grupo de Contraste alcançou a média de 5,7 pontos, enquanto que o Grupo dos Pacientes, obteve a média de 4,2 pontos (p <0,05). No Subteste Raciocínio Aritmético, o Grupo de Contraste obteve a média de 5,2 pontos, e o Grupo dos Pacientes, a média de 3,3 pontos (p <0,05). No Subteste Semelhanças, o Grupo de Contraste apresentou a média de 5,0 pontos, enquanto que o Grupo dos Pacientes, a média de 2,8 pontos (p <0,05). No Subteste Mosaico, o Grupo de Contraste alcançou a média de 29,7 pontos, enquanto que o Grupo dos Pacientes, a média de 21,3 pontos (p <0,05). No Subteste Código, o Grupo de Contraste alcançou a média de 29,2 pontos, e o Grupo dos Pacientes obteve a média de 20,0 pontos (p <0,05). Aqui também os valores indicam diferença estatisticamente significativa entre o Grupo de Contraste e o Grupo dos Pacientes (p <0,05). Em comparação com o Grupo de Contraste, os pacientes apresentaram performance cognitiva inferior, estatisticamente significativa (p <0,05), em todos os segmentos, com exceção do segmento Tempo (p >0,05) do Teste de Atenção Concentrada. Foram estabelecidas, também, correlações entre a atividade cognitiva dos pacientes epilépticos e alguns elementos da condição clínica dos mesmos. Incluímos, ainda, algumas considerações a respeito da Epilepsia de Lobo Temporal e alterações neuropsiquiátricas. As principais conclusões do trabalho foram: a) Os pacientes com Crises Parciais Complexas apresentam desempenho cognitivo inferior ao dos sujeitos normais nos três segmentos da Avaliação Neuropsicológica: Atenção Concentrada, Memória e Funções Lógicas, b) A Avaliação Neuropsicológica efetuada logo após uma crise epiléptica tende a sofrer interferência da mesma nos seus resultados; os intervalos interictais curtos tendem a ser mais prejudiciais à performance cognitiva do que intervalos maiores; a cronicidade das crises acima de 10 anos e o início precoce das mesmas representam fator de risco importante de comprometimento cognitivo, d) Pacientes com SPECT Cerebral em Lobo Temporal Esquerdo e pacientes com distúrbios eletrencefalográficos em Lobo Temporal Direito revelaram desempenho cognitivo mais deficitário. A diferença entre a performance cognitiva associada aos instrumentos acima requer outros estudos. Finalmente, sugerimos algumas recomendações aos Profissionais de Saúde que lidam com pacientes epilépticos quanto à necessidade de ações interdisciplinares no sentido de se preservar a qualidade cognitiva dos mesmos

Abstract: The present research refers to the the relationship between epileptic syndrome - Complex Partial Seizures - and cognitive performance. In order to study this subject we defined the following aims: 1) Characterization of neuroclinic condition of epileptic patients; 2) We studied the correlations between Epilepsy and Neuropsychological disorders; and 3) Contribuitions presentation to discuss the cognitive quality in Epilepsy. Fifty outpatients clinic consultation of both, males and females, (range 19-49 years), with Epilepsy, who had attended regularly at Neuroepilepsy Division of State University of Campinas, SP, were the Patients Group studied. These seizures were like Complex Partial, with bioelectric alteration and consciousness disturb. Theses seizures should or not be preceded by Sample Partial Seizures, and with or without secondary generalization. Comparing the results among patients and non-epileptic subjetcs, we studied 20 people without neuropsychiatric disturbs. These people were the Contrasting Group, whose social, economic, cultural conditions, professional work, and scholar level were similar to the patients. The methods were: 1) Clinic diagnosis of Epilepsy whit Complex Partial Seizures. 2) Neuropsychological examination by the means: Concentrated Attention Test (Tolulouse- Pieron), Memory Test (Wechsler), and Intelligence Test for Adults (Wechsler-Bellevue) - Logical Functions, with 13 subtests. Correlation between neuroimage technics and neuropsychological performance - Brain Interictal CBF SPECT HMPAO Tc 99m, CT and IRM. 3) Contributions to the Health Professionals in order to aid cognitive quality preservation. The patients scores were compared to 20 normal contrasting group no neuropsychiatric disorders. The results showed the next data. In Concentrated Attention Test (Toulouse-Pieron), in Correct section, the Contrasting Group had 207,7 scores average, and the Patients Group had 189,9 scores average (p <0,05). In Wrongs + Absences section the Contrasting Group obtained 13,4 scores average, and the Patients Group had 40,4 scores average (p <0,05). And in Time section, the Contrasting Group spent 683 seconds average for making the Test, and the Patients Group spent 727 seconds average (p >0,05). The finds from Concentrated Attention Test showed p <0,05, and this index become evident the significative statistically difference between both, the Contrasting Group and the Patients Group. Only at Time section it was p >0,05. In Storage and Retrieval (Wechsler) the Contrasting Group had 11,0 points average, and the Patients Group, 5,5 points average (p <0,05). In Recent Memory (Wechsler) the Contrasting Group obtained 15,4 points average, while the Patients Group, 14,5 points average (p <0,05). In Immediated Memory (Wechsler) the Contrasting Group obtained 38,0 points average, while the Patients Group, 27,0 points average (p <0,05). The Intelligence Test for Adults (Wechsler-Bellevue) - Logical Functions - showed these results at next respective Subtests. In Stories the Contrasting Group had 18,7 points average, and the Patients Group, 13,7 points average (p <0,05). In Comprehension the points average from Contrasting Group was about 5,7, and from Patients Group was 3,1 (p <0,05). In Pictures Completion the Contrasting Group had 5,7 points average, while the Patients Group had 4,2 points average (p <0,05). In Arithmetic Reasoning the Contrasting Group obtained 5,2 points average, and the Patients Group 3,3 points average (p <0,05). In Similarities the Contrasting Group presented 5,0 points average, and the Patients Group 2,8 points average (p <0,05). In Mosaic the Contrasting Group obtained 29,7 points average, while the Patients Group 21,3 points average (p <0,05). In Coding the Contrasting Group had 29,2 points average, and the Patients Group obtained 20,0 points average (p <0,05). All theses Subtests showed significative statistically difference (p < 0,05) among both the Contrasting Group and the Patients Group, at a loss to the patients. By the present Tests, the Neuropsychological Evaluation showed lower cognitive performance from the patients when they are compared to the normal subjects. Statistically, the finds had p <0,05 on all the Tests, excepting the Time section of Concentrated Attention Test. It was correlated cognitive activity and specific finds from epileptic condition, like date of last seizure, chronicity of epileptic condition, seizures frequency, brain lesion disease, electroencephalography, and neuroimaging. We included too few considerations about Complex Partial Seizures and about neropsychiatric disorders. The main conclusions from this work were: a) The patients with Complex Parcial Seizures had lower cognitive performance in the three sections of Neuropsychological Evaluation: Concentrated Attention, Memory, and Logical Functions, b) The Neuropsychological Evaluation made immediatly after the seizure suffers interference from it; when brief the interictal intervals tend to be more deleterious than long intervals; chronicity above 10 years and precocious beginning of the seizures are important risk factor of cognitive impairment, d) Patients with hypoperfusion in Left Temporal Lobe showed by Cerebral SPECT and patients with abnormality showed by EEG in Right Temporal Lobe showed lower cognitive performance. The difference from the cognitive performance associated with these investigation mean's requests others studies. Finally, we recommend to the Health Professionals working with epileptic patients in order to comprehend interdisciplinary way, and to preserve the cognitive quality of these patients
Subject: Neuropsicologia
Distúrbios cognitivos
Neuropsiquiatria
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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