Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312338
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Estudo dos fatores associados as dimensões da Sindrome de Burnout em uma amostra de professores de Escolas da Rede Publica Estadual de ensino da Cidade de Sumare, SP, Brasil
Title Alternative: Study of factors associated with Burnout Syndrome subscales in a Sample of Public School Teachers in Sumare, SP, Brazil
Author: Jasiulionis, Hugo
Advisor: Corrêa, Carlos Roberto Silveira, 1954-
Correa, Carlos Roberto
Abstract: Resumo: Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores associados às dimensões da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores de escolas da rede pública estadual de ensino em Sumaré, SP. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal em uma amostra de professores da rede pública estadual de ensino de Sumaré durante o intervalo compreendido entre junho e agosto de 2008. O estudo foi composto pela aplicação do inventário de Burnout de Maslach e pela aplicação de um inquérito com questões sócio-demográfico-profissionais, cujas variáveis procuraram se associar com as dimensões que compõem a Síndrome de Burnout. Resultados: Foram entrevistados 386 professores. A média encontrada para a dimensão exaustão emocional foi 3.11, para a dimensão despersonalização foi 2.13 e para dimensão baixa realização pessoal no trabalho foi 3.25. Encontrou-se associação significativa entre as três dimensões da Síndrome de Burnout com as variáveis profissionais tais como percepção de estresse relacionado à carga horária de trabalho, percepção de estresse relacionado ao convívio tumultuado entre professor e aluno. O apoio da direção aos professores relaciona-se com a realização profissional dos mesmos. Ser pai parece ser um fator de proteção para a dimensão despersonalização. Praticar atividade física relaciona-se com as dimensões exaustão emocional e baixa realização pessoal no trabalho.

Abstract: Objective: The purpose of this study was investigating the factors associated with Burnout Syndrome in a sample of public school teachers in Sumaré, SP. Methodology: A cross-sectional study was carried out in a sample of public school teachers in Sumaré between June and August/2008. The research was based on application of Maslach Burnout Inventory (MBI) in association with social-demographic-professional questions. Results: 386 questionnaires were applied. The average for Emotional Exhaustion was 3,11, for depersonalization was 2,13 and for personal accomplishment was 3,25. It was found association between three dimensions of Burnout Syndrome and the stress perception related with duration of work and related with teacher and student disturbed relationship. The management support has relation with teacher's personal accomplishment. Having children seems to be a protection factor for depersonalization. There is relationship between physical activity and emotional exhaustion and personal accomplishment.
Subject: Esgotamento profissional
Professores
Estresse
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: JASIULIONIS, Hugo. Estudo dos fatores associados as dimensões da Sindrome de Burnout em uma amostra de professores de Escolas da Rede Publica Estadual de ensino da Cidade de Sumare, SP, Brasil. 2009. 106 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312338>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jasiulionis_Hugo_M.pdf998.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.