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Type: TESE DIGITAL
Title: A criança surda e seu irmão ouvinte : aspectos da comunicação
Title Alternative: A deaf child and his brother listener : aspects of comunication
Author: Guimarães, Sabrina de Oliveira Maciel, 1983-
Advisor: Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-
Giosuelli, Zilda Maria
Abstract: Resumo: A educação de surdos é um desafio por conta das questões de linguagem e identidade que se estabelecem no processo de construção do conhecimento e da subjetividade. Nesse processo, é fundamental o reconhecimento e uso da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS como uma língua natural. A presente pesquisa assume a surdez como diferença e compartilha com a visão socioantropológica de Skliar, na qual o sujeito surdo se constitui como tal pela língua de sinais. E é através da língua que o sujeito se desenvolve e vai se constituindo a cada interação, descobertas e trocas que realiza com o outro. A pesquisa é baseada, principalmente, nos estudos de Vygotsky, o qual afirma em seus estudos sobre as consequências sociais das diferentes deficiências, que a surdez se diferencia pelo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, pois esta assume um papel importante no desenvolvimento das crianças e, se adquirida tardiamente, pode comprometer o desenvolvimento como um todo, nos aspectos cognitivos, sociais e culturais. A família desenvolve um papel fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, pois seja como for constituída, é o primeiro lugar de interação social na qual o sujeito surdo realizará suas primeiras trocas com outros sujeitos, seja através do diálogo ou do lúdico. Portanto, as interações dentro do microuniverso familiar se torna crucial para o desenvolvimento dos indivíduos. Nos capítulos relacionados à família, compartilhamos com a visão e teoria de Ariès, Sarty e Melman, entre outros que fazem uma reflexão da família desde a antiguidade até os dias de hoje. A pesquisa objetiva conhecer como a criança surda e seu irmão ouvinte interagem em contextos lúdicos, com a finalidade de perceber como se dá a comunicação entre os irmãos e se a mesma se faz pelo uso da língua de sinais, além de compreender qual a percepção sobre a surdez que o irmão ouvinte apresenta no momento. A pesquisa é de base qualitativa e conta com 4 famílias que têm em seu núcleo uma criança surda com pelo menos um irmão ou irmã ouvinte, na faixa etária de cinco a 11 anos de idade que têm em seu núcleo uma criança surda com pelo menos um irmão ou irmã ouvinte, ambos na faixa etária de cinco a 11 anos." Todas as crianças surdas participam do Programa Infantil: Linguagem e Surdez do CEPRE (Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto). A coleta de dados se deu inicialmente em momentos lúdicos, com objetivo de se criar vínculo entre os participantes e a pesquisadora. Em seguida, foram realizadas entrevistas individuais com as crianças ouvintes e, por fim, os momentos de interação com os irmãos se deram através de jogos no contexto da brinquedoteca do CEPRE. Os dados foram registrados através de filmagens e analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Através dos dados compilados, podemos afirmar que todos os sujeitos da pesquisa apresentaram comunicação e interação com seus irmãos, tendo se observado o uso da LIBRAS, assim como o uso de gestos, mimicas, muitas expressões corporais e expressões criadas por eles, o que nem sempre fica claro para um interlocutor de fora. Durante várias situações de brincadeiras e jogos analisados nesta pesquisa, podemos perceber a grande dificuldade que há no desenvolvimento da comunicação entre os irmãos. Constatamos uma grande perda na interação entre eles devido à ausência de uma língua comum. Dessa forma, consideramos importante que as instituições, escolas e profissionais ligados à àrea da surdez possam se empenhar em oferecer cursos de LIBRAS para a toda a família, contemplando os irmãos ouvintes que convivem com os surdos e esclarecendo sobre o que é ser surdo no mundo de hoje, além de propiciar aos irmãos momentos lúdicos juntos, para que a família perceba o quanto a relação de amizade e afeto entre os irmãos é importante para o desenvolvimento da linguagem, cognitivo e sociocultural

Abstract: Education of deaf people is a challenge due to matters of language and identity established in the process of building knowledge and subjectivity. In this process, it is fundamental to recognise the use of LIBRAS (Brazilian Sign Language) as a natural language. This research assumes deafness as a difference; it shares with the socio-anthropological scope proposed by Skliar the idea that the deaf subject constitutes itself as such through the sign language. And it is through language that the subject is developed and formed in every interaction, discovery and exchanges that they make with others. The research is mainly based on Vygotsky¿s studies, which state that, considering the social consequences of the different disabilities, deafness is characterised by the process of acquiring and developing language. This is due to the fact that the latter plays an important role in the development of children and, if language is acquired later on in life, it could jeopardise their development as whole, in cognitive, social and cultural aspects. The family also plays a fundamental role in this process, because no matter its constitution, it is the first place for social interaction, in which the deaf subject will make their first exchanges with others, be it through dialogue or plays. Therefore, interactions within the family micro-universe are crucial for the development of individuals. When writing chapters about the family, we shared the point of view and theories of Ariès, Salty, Melman and others, who have studies on the subject of family from Antiquity to the present day. This study aims to observe the interaction between the deaf child and their hearing sibling in ludic contexts, with the purpose of noticing how the communication between those siblings happens, how it is made through sign language and also how deafness is perceived by the hearing sibling at the moment. This research has a qualitative basis and included 4 families with a deaf child in their nucleus and at least one hearing sibling, at ages ranging from 5 to 11 years old. All observed deaf children take part in CEPRE¿s (Rehabilitation Study and Research Centre Prof. Gabriel O.S. Porto). Programa Infantil: Linguagem e Surdez (Child Program: Language and Deafness). Data collection was made initially in ludic moments, in order to create bonds between the participants and the researcher. Subsequently, individual interviews were made with the hearing children and, finally, there were moments of interaction between siblings, also in CEPRE¿s playroom. All the data was registered through filming and analysed based on Bardin¿s method of Content Analysis. From the compiled data, it is possible to say that every observed subject presented communication and interaction with their siblings. In that communication we could notice the use of LIBRAS, as well as gestures, mimics, a lot of body language and some expressions created by themselves, which are not always understandable for outsiders. In several situations of plays and games analysed in this study, great difficulty was found in the development of communication between siblings. We could observe that an important loss in their interaction resulted from the lack of a common language. Thus, we consider it important for institutions, schools and professionals related to deafness to make an effort in order to offer sign language courses for the whole family and so teach the hearing sibling what it means to be deaf in the contemporary world. It should also provide the siblings with ludic moments together, so that the family perceives how important friendship and affection is for the development of their language, cognition and social and cultural skill
Subject: Surdez
Relações entre irmãos
Linguagem
Língua de sinais
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCM - Dissertação e Tese

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