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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientadores: Vanda Maria Gimenes Gonçalves, Sylvia Marai Ciascapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicaspt_BR
dc.format.extent175p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleNoções de conservação, seriação e classificação em escolares com dislexia do desenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativeConservation, classification and seriation notion in students with developmental dyslexiapt_BR
dc.contributor.authorBarros, Carlos Eduardo dept_BR
dc.contributor.advisorGonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-pt_BR
dc.contributor.coadvisorCiasca, Sylvia Maria, 1955-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicaspt_BR
dc.subjectDisturbio de aprendizagempt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageLearning disordersen
dc.subject.otherlanguageCognitionen
dc.subject.otherlanguageAbstractionen
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento das estruturas mentais em crianças do ensino fundamental com dislexia às sem dificuldades escolares. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FCM/UNICAMP (Parecer no.310/2003) e as mães deram seu consentimento informado para a participação da criança no estudo. Tratou-se de um estudo seccional, caso-controle, com 28 escolares de 2ª à 7ª série do Ensino Fundamental, sendo 24 meninos e 4 meninas. A idade cronológica média foi de 11 anos ± 1,30. Cada grupo foi composto por 12 meninos e 2 meninas provenientes de escola pública da cidade de Campinas (SP) e Pouso Alegre (MG). Foram avaliados no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Infantil ¿ II (LEDI-II), sala A2 - 619, do Hospital das Clínicas/UNICAMP ou Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Aprendizagem (LEIA), em Pouso Alegre/MG. Foram utilizadas as provas operatórias piagetianas de conservação, classificação (inclusão de classes) e seriação (relação transitiva assimétrica ou sistema de ordenação seriada). Houve diferença significativa, entre os grupos, nas provas de inclusão de classes, executadas por menor proporção de crianças disléxicas (p<0,001). O grupo de disléxicos não realizou ações reversíveis de composição A + A¿ = B ou a decomposição de seus elementos A = B - A¿ ou A¿ = B - A. Ambos os grupos apresentaram diferenças significativas no uso de argumentos operatórios (de p=0,029 à p<0,001) nas provas de conservação. Os grupos foram semelhantes na execução das provas de seriação. Concluiu-se que as provas de inclusão de classes mostraram diferença significativa entre os grupos, sendo que as crianças disléxicas avaliadas, nessa amostra, apresentaram ausência da função mental de quantificação inclusiva, sub-prova do grupo de provas piagetianas de classificação, esperada para essa faixa etáriapt
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study was to compare the development of the mental structures in children of primary school with dyslexia to without learning disorders. Approval was obtained from the Research Ethics Committee of the School of Medical Sciences - UNICAMP (Process nº 310/2003) and the mothers also gave their informed consent for their children¿s participation in the study. This was a cross-sectional case-control study with twenty eight school-children from the 2nd to 7th grade of the primary school. There was 24 boys and 4 girls and the mean chronological age was 11 years ± 1,30. Each group with 12 boys and 2 girls, from public school from Campinas/SP or Pouso Alegre (MG). They were evaluated at the Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Infantil - II (LEDI-II), sala A2 ¿ 619, Hospital das Clínicas/UNICAMP or at the Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Aprendizagem (LEIA), at Pouso Alegre/MG. The operational Piagetians proofs of conservation, classification (class-inclusion) and seriation of asymmetrical transitive relations (or system of serial ordering) were used. There was significant difference between the groups in the proofs of inclusion of classes, with lower proportion of dyslexic children (p<0,001). The dyslexic children had not fulfilled the additive groups of classes; they were incapable to realize the reversible actions of the composition A + A' = B or the decomposition of its elements A = B - A¿ or A' = B - A. Both groups showed significant difference in the proofs of conservation when using operations arguments ( p = 0,029 to p < 0,001). Both groups were similar in the seriation proofs. We concluded that the proofs of inclusion of classes showed significant difference between the groups, a function absent in the dyslexic children of this sample. The dyslexic children showed absence of operational reversibility in the classification proofs. They did not show the mental structure of inclusion of classes, expected for that chronological ageen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Carlos Eduardo de. Noções de conservação, seriação e classificação em escolares com dislexia do desenvolvimento. 2006. 175p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312224>. Acesso em: 7 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiencias Biomedicaspt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDamasceno, Benito Pereirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoraes, Cesar dept_BR
dc.date.defense2006-08-29T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-07T22:11:31Z-
dc.date.accessioned2018-08-07T22:11:31Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T22:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barros_CarlosEduardode_M.pdf: 4485792 bytes, checksum: 920820e3bb075632111831774cf9e299 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312224-
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