Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.format.extent[124]f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAtenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. seriept_BR
dc.contributor.authorTonelotto, Josiane Maria de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisorGonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médicapt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo comparar os aspectos neurológicos e psicológicos de escolares, cursando a primeira série da rede pública de ensino. Os sujeitos foram selecionados a partir de sua idade cronológica e submetidos a avaliações tradicionais e padronizadas e também a um roteiro, construido especialmente para este trabalho, com o objetivo principal de avaliar a Atenção dos sujeitos. A coleta do.s dados envolveu a participação de mães, pais e professoras, além dos escolares. O desempenho dos sujeitos definiu dois grupos distintos, um contendo sujeitos com algum problema de atenção e outro não. Em termos neurológicos, verificou-se diferenças entre os grupos no que diz respeito ao número de alterações encontradas em pelo menos um dos exames. Através da avaliação psicopedagógica, detectou-se diferenças no desempenho cognitivo, comportamento em sala de aula e ritmo de trabalho. Assim, destacou-se a importância do uso diversificado de instrumentos de avaliação, viabilizando a interdisciplinaridade na prática diagnósticapt
dc.description.abstractAbstract: This work has had as an aim to compare the neurological and psychological aspects of school children attending the first grade of elementary govemment school. The subject were selected based on the children chronological age and submitted to tradicional and standardized evaluations as well as to an inventory especially created for this work with the main objective of assessing the subjects Attention. Data 'collecting involved the participation of mothers, fathers and teachers, besides the pupils. The subjects performance defined two distinct groups, one of them containing subjects with some attention problems and the other without them. In neurological terms, differences between the groups were verified as to the number of alterations found in at least one of the tests. By means of a psychopedagogical assessment, differences in cognitive performance, classroom behavior and work rhythm were detected. And, thus, the importance of a diversified use of evaluation instruments enabling an interdisciplinary diagnostic practice was emphasizeden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.citationTONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312217>. Acesso em: 19 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineNeurocienciaspt_BR
dc.description.degreenameMestre em Fisiopatologia Médicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Acácia Aparecida Angeli dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRibeiro, Maria Valeriana Mourapt_BR
dc.date.defense1994-07-19T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-19T10:13:35Z-
dc.date.accessioned2018-07-19T10:13:35Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T10:13:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tonelotto_JosianeMariadeFreitas_M.pdf: 3252664 bytes, checksum: 390bc3241237facc2c4ecc20f0d92c53 (MD5) Previous issue date: 1994en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312217-
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tonelotto_JosianeMariadeFreitas_M.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.