Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312217
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Atenção e desempenho escolar : uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie
Author: Tonelotto, Josiane Maria de Freitas
Advisor: Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo comparar os aspectos neurológicos e psicológicos de escolares, cursando a primeira série da rede pública de ensino. Os sujeitos foram selecionados a partir de sua idade cronológica e submetidos a avaliações tradicionais e padronizadas e também a um roteiro, construido especialmente para este trabalho, com o objetivo principal de avaliar a Atenção dos sujeitos. A coleta do.s dados envolveu a participação de mães, pais e professoras, além dos escolares. O desempenho dos sujeitos definiu dois grupos distintos, um contendo sujeitos com algum problema de atenção e outro não. Em termos neurológicos, verificou-se diferenças entre os grupos no que diz respeito ao número de alterações encontradas em pelo menos um dos exames. Através da avaliação psicopedagógica, detectou-se diferenças no desempenho cognitivo, comportamento em sala de aula e ritmo de trabalho. Assim, destacou-se a importância do uso diversificado de instrumentos de avaliação, viabilizando a interdisciplinaridade na prática diagnóstica

Abstract: This work has had as an aim to compare the neurological and psychological aspects of school children attending the first grade of elementary govemment school. The subject were selected based on the children chronological age and submitted to tradicional and standardized evaluations as well as to an inventory especially created for this work with the main objective of assessing the subjects Attention. Data 'collecting involved the participation of mothers, fathers and teachers, besides the pupils. The subjects performance defined two distinct groups, one of them containing subjects with some attention problems and the other without them. In neurological terms, differences between the groups were verified as to the number of alterations found in at least one of the tests. By means of a psychopedagogical assessment, differences in cognitive performance, classroom behavior and work rhythm were detected. And, thus, the importance of a diversified use of evaluation instruments enabling an interdisciplinary diagnostic practice was emphasized
Subject: Atenção
Disturbios da aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas. Atenção e desempenho escolar: uma proposta de avaliação interdisciplinar com crianças de 1. serie. 1994. [124]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312217>. Acesso em: 19 jul. 2018.
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tonelotto_JosianeMariadeFreitas_M.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.