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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação neuropsicologica em crianças com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade
Author: Simão, Adriana Nobre de Paula
Advisor: Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Abstract: Resumo: A atenção está envolvida na atividade diária do ser humano, por meio de estímulos endógenos e exógenos. O TDA/H implica em uma alteração do mecanismo de transmissão do impulso nervoso ao nível de sinapses, em que são encontradas anomalias no metabolismo das monoaminas que atuam como neurotransmissores do Sistema Nervoso Central (TONELOTTO, 1994). Os tipos de TDA/H são: Tipo Predominantemente Desatento, Tipo Predominantemente Hiperativo/Impulsivo, Tipo Combinado. Este trabalho teve como objetivo de avaliar as crianças que apresentaram queixa médica de TDA/H por meio de exames neuropsicológicos e correlacionar com o exame P-300. Na avaliação intelectual as crianças obtiveram melhores resultados nas provas de execução dos que nas provas verbais. Na avaliação neuropsicológica apresentaram dificuldade em habilidade tátil, memória, ritmo e em atividade acadêmicas. O P-300 mostrou que crianças portadoras de TDAIH não têm alterações significativas quanto à latência, mas apresentam pequenas alterações na amplitude da onda

Abstract: The attention is involved in human dayly's activities of human, trough endogenous and exogenous inducements. ADHID implicates in a alteration of mecanism transmition from the nervous inducement to sinapses level, where found anomalies in the monoamine' s metabolism which acts as neurotansmiters from Central Nervous System (TONELOTTO, 1994). The ADH/D Types are: Unattentive Predominantilly Type, Hyperactive Impulse Type and Combined Type. This work has the purpose of evaluating the children who present ADH/D symptons through Neuropschologicals inquiries and correlationed to P-300 inquire. In the Intellectual Tests the children obtained better results in perfomance tban the oral tests. In the Neuropschological Test try presented difficulty in tactil skills, memory, rhytm and academical activities. The P-300 showed that children bearers of ADH don't have significant alterations with reference to latential and little significant alteration in extent
Subject: Aprendizagem
Atenção
Disturbio de aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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