Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312170
Type: TESE
Title: Prevalência dos sintomas de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Campinas = Prevalence of symptoms of attention deficit disorder and hyperactivity in children of the first cycle of basic education attending state public schools in the city of Campinas
Title Alternative: Prevalence of symptoms of attention deficit disorder and hyperactivity in children of the first cycle of basic education attending state public schools in the city of Campinas
Author: Jacini, Wantuir Francisco Siqueira, 1974-
Advisor: Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Abstract: Resumo: O Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio do comportamento mais comum na infância. Pode persistir na adolescência e vida adulta, sua manifestação com o passar da idade pode sofrer alterações. O Manual de diagnostico e estatística de distúrbios mentais, 4a edição texto revisado (DSM-IV-R) classifica três tipos de TDAH: Predominantemente Desatento (TDAH-D), Predominantemente Hiperativo/impulsivo (TDAH-H) e os dois combinados (TDAH-C). Estudos epidemiológicos relatam a variação da prevalência entre 3% e 20% diferenças causadas por critérios metodológicos, diagnósticos e perfil da amostra. O objetivo do presente estudo foi definir a prevalência dos sintomas do quadro clínico de TDAH em crianças escolares da rede pública do ensino fundamental no município de Campinas. Foi realizada uma seleção quantitativa descritiva, utilizando instrumento estruturado específico para levantamento de sintomas de TDAH, a escala SNAP-IV (Swanson, Nolan, and Pelham Questionnaire-Version-IV) adaptada a população brasileira e respondida por professores. Foram respondidos 5282 questionários referentes a crianças, de 7 a 10 anos, da rede pública estadual, em Campinas. A analise estatística foi realizada utilizando o SPSS 18. De acordo com os questionários respondidos, 566 (10,7%) crianças apresentaram sintomas do quadro clínico de TDAH enquanto 4716 (89,29%) não apresentaram. Separando por faixa etária: aos 7 anos de idade, das 936 crianças avaliadas 44 (4,7%) apresentaram-se sintomáticas; aos 8 anos de idade, das 1436 avaliadas 166 (11,6%) estavam sintomáticas; aos 9 anos de idade, das 1534 avaliadas 184 (12,0%) estavam sintomáticas; aos 10 anos de idade, das 1376 avaliadas 172 (12,5%) estavam sintomáticas. Em relação aos subtipos, das 566 (10,7%) crianças com sintomas do quadro clínico de TDAH, 274 (48,41%) eram sintomáticas para TDAH-D, 46 (8,13%) TDAH-H e 246 (43,46%) TDAH-C. Separando por idade: aos 7 anos, 28 (63,64%) TDAH-D, 2 (4,54%) TDAH-H e 14 (31,82%) TDAH-C; aos 8 anos, 98 (59,04%) TDAH-D, 22 (13,25%) TDAH-H e 46 (27,71%) TDAH-C; aos 9 anos, 84 (45,65%) TDAH-D, 8 (4,35%) TDAH-H e 92 (50,0%) TDAH-C; aos 10 anos, 64 (37,21%) TDAH-D, 14 (8,14%) TDAH-H e 94 (54,65%) TDAH-C. A prevalência de sintomas de TDAH em crianças do ensino fundamental do ensino público no município de Campinas são compatíveis com a literatura. O estudo demonstra que as taxas de prevalência de sintomas de TDAH em crianças do ensino fundamental do ensino público na cidade de Campinas são compatíveis com as taxas encontradas na literatura mundial. Por outro lado, ao contrário de resultados descritos por outros grupos, a freqüência de sintomas do subtipo desatento foram maiores do que de sintomas do subtipo combinado. Os sintomas do TDAH-D foram mais frequentes que TDAH-H e ligeiramente maiores que TDAH-C. Em relação as idades: TDAH-H teve menor prevalência em todas as idades. Já TDAH-D teve maior prevalência em relação ao TDAH-C entre 7 e 9 anos, aos 10 anos TDAH-C teve maior prevalência

Abstract: The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common behavior disorder in childhood. It can persist into adolescence and adulthood, where its expression over the age may change. The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders 4a edition Text Revision (DSM-IV-TR) classifies three types of ADHD: Predominantly Inattentive (ADHD-IN) Predominantly Hyperactive/Impulsive (ADHD-HI) and the two combined (ADHD-C). Epidemiological studies report variation in the prevalence between 3% and 20% differences due to methodological criteria, diagnostic and profile of the sample. The aim of this study was to determine the prevalence of ADHD symptoms in children at primary public schools in the city of Campinas. We performed a descriptive quantitative selection, using a structured instrument specific to surveying the range of ADHD symptoms SNAP-IV (Swanson, Nolan, and Pelham-IV Questionnaire-Version) adapted to the Brazilian population and answered by teachers. We studied 5282 children, 7-10 years, the public schools in Campinas. Statistical analysis was performed using the SPSS softwere 18. According to the answered questionnaires 566 (10.7%) children was symptomatic for ADHD while 4716 (89.29%) did not. Separating by age: 7 years old, of 936 children studied 44 (4.7%) was symptomatic; to 8 years old, the 1436 assessed 166 (11,6%) was symptomatic; to 9 years old, of 184 assessed in 1534 (12.0%) was symptomatic; to 10 years old, of 172 assessed in 1376 (12.5%) was symptomatic. Regarding the subtypes from 566 (10.7%) children symptomatic for ADHD, 274 (48.41%) was ADHD-IN, 46 (8.13%) ADHD-HI and 246 (43.46%) ADHD-C. Separating by age, we have: 7 years, 28 (63.64%) ADHD-IN, 2 (4.54%) ADHD-H and 14 (31.82%) ADHD-C, age 8, 98 (59,04%) ADHD-IN, 22 (13.25%) ADHD-HI and 46 (27.71%) ADHD-C, age 9, 84 (45.65%) ADHD-IN, 8 (4.35%) ADHD-HI and 92 (50.0%) ADHD-C, age 10, 64 (37.21%) ADHD-IN, 14 (8.14%) ADHD-HI and 94 (54.65%) ADHD-C. The prevalence of ADHD symptoms in primary school children from public schools in Brazil are consistent with literature. The study shows that prevalence rates of ADHD symptoms in children of elementary school public education in the city of Campinas are consistent with rates found in the literature. Moreover, contrary to results reported by other groups, the rates of subtype inattentive symptoms were greater than the combined subtype of symptoms. The symptoms of ADHD-IN were higher than ADHD-HI slightly larger than and ADHD-C. Regarding the ages: ADHD-HI had a lower prevalence in all ages. Since ADHD-IN was most prevalent in relation to ADHD-C between 7 and 9 years to 10 years ADHD-C had a higher prevalence
Subject: Epidemiologia
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Prevalência
Educação de crianças
Aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jacini_WantuirFranciscoSiqueira_D.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.